Ticket Médio: entenda como aumentar essa métrica

Ticket Médio: entenda como aumentar essa métrica

eBook Como bater as metas: uma dica para produzir mais e melhorPowered by Rock Convert

Em tempos de instabilidade econômica, o dono de negócio não deve deixar de acompanhar as métricas da sua empresa. O controle do ticket médio é um dos índices fundamentais para ampliar o faturamento e manter a lucratividade.

Esse controle parte de análise de dados que são responsáveis por revelar ao empresário o quanto ele vende para cada cliente, permitindo uma melhor gestão interna e uma base para outros projetos estratégicos.

Acompanhe neste post como é feito o cálculo dessa importante métrica e dicas para aumentar o ticket médio.

Como calcular o ticket médio?

Para realizar esse cálculo, o empresário deve somar todas as vendas realizadas por mês ― manualmente ou com o uso de algum sistema informatizado ― e dividir pelo total de cupons emitidos. Em outras palavras, é a soma de vendas dividido pela quantidade de cupons ou pedidos de vendas.

Por exemplo, uma indústria de confecção vendeu 50 mil reais em um determinado mês e emitiu 500 cupons ou pedidos de vendas:

50.000 mil / 500 = 100,00 por pessoa

Assim, é possível mensurar se o negócio está progredindo financeiramente. A boa notícia é que, quanto mais você aumentar o ticket médio, melhor para o faturamento da empresa. Para tanto, existem estratégias que, ao serem executadas, repercutem diretamente em todos os processos.

Como aumentar o ticket médio?

Aumentar o ticket médio significa acrescentar dinheiro na receita da empresa. E tem mais, essas ideias não devem gerar custos extras. Elas devem ser estratégicas, como estabelecer um valor mínimo para frete, kits promocionais, cotar novos fornecedores, entre outros. Entenda a seguir como cada uma delas funciona.

Estabelecer uma compra mínima

A indústria pode estabelecer um valor mínimo de compra para frete grátis. Assim, a empresa tem recursos para custear esse benefício sem ter despesas extras. Além disso, para o cliente é mais interessante comprar algo a mais do que pagar o frete.

Voltando ao exemplo anterior, se a indústria estabelecer uma compra mínima com o valor de 150,00 para frete, veja como fica:

150,00 por pessoa * 500 cupons = 75.000 mil

Nesse caso, houve um aumento de 25.000 no faturamento mensal. Realmente vantajoso, certo?

Criar combos promocionais

Outra estratégia é criar kits promocionais. Ela é válida para aquelas produções em larga escala com alta margem de lucro. Uma dica é que você pode mesclar entre escala ABC de lucratividade.

Fica assim: a produção da maior margem A cobre os custos da produção B, no qual a margem é menor. Isso é mensurado na hora da compra de matérias-primas para produção.

Pesquisar novos fornecedores

E por falar em compras, negociar com novos fornecedores rende preços ainda melhores e economia para o orçamento financeiro. Você pode fazer cotações, comparar os preços e comprar insumos a preços mais competitivos. O ideal é colocar em uma planilha os valores e fornecedores ou acompanhar esse processo por meio de sistemas.

Outra vantagem de buscar novos fornecedores é a questão de diminuir o custo médio de produção ― determinante na definição do preço de venda do produto finalizado. Por exemplo: um determinado pano no 1º mês custa 7,50 o metro, no 2º mês o valor sobe para 8,50 e, finalmente, no 3º mês o preço do pano cai para 6,50. Qual é o custo médio?

7,50 + 8,50 + 6,50 = 22,50 / 3 = o custo médio é 7,50

Diversificar a produção

Ainda é possível aproveitar e diversificar a oferta de produtos acabados. Ter um estoque organizado a preços competitivos garante melhores preços para o seu cliente final. Por exemplo, se você já produz camisas para uma empresa, aproveite e ofereça a produção de calças ― pois já conseguiu preços menores das matérias-primas.

Em suma, calcular o ticket médio é simples e muito importante, pois ele é responsável por acompanhar o faturamento de um negócio. Vimos também como algumas medidas podem aumentar ainda mais essa margem.

Este post sobre ticket médio foi esclarecedor e útil para você? Temos muitos conteúdos como este nas redes sociais. Aproveite para nos acompanhar no Facebook, LinkedIn e Instagram.

Apresentação IndustWeb Sistema para ConfecçãoPowered by Rock Convert
Nenhum comentário.

Deixe seu Comentário

Não perca mais nenhum conteúdo!

Cadastre-se em nosso blog e comece a receber conteúdos fresquinhos sobre indústria de confecção em seu e-mail