Tempo e eficiência na indústria de confecção: como otimizar?

eBook Como bater as metas: uma dica para produzir mais e melhorPowered by Rock Convert

Cruzar as variáveis tempo e eficiência é muito mais proveitoso e rentável do que avaliá-las separadamente. Afinal, é desse amálgama que resulta o aumento da eficiência na produção de empresas e indústrias.

São conceitos abstratos, mas que determinam as decisões do dia a dia, transmutando-se quase em uma filosofia de trabalho. Se passarem a fazer parte da cultura de uma empresa, será possível valorizar a velocidade de produção sem grandes desgastes humanos e materiais.

Neste artigo, vamos explicar como tempo e eficiência devem ser relacionados e dar algumas dicas para melhorar a produtividade da sua indústria de confecção com base nas duas variáveis. Acompanhe!

Tempo e eficiência na indústria de confecção

Para que esses dois pressupostos sejam mesclados, é necessário entender outros conceitos que se relacionam a eles. Abaixo, você conferirá esses conceitos e como podem ser aplicados:

  • ritmo — em termos matemáticos, o ritmo de produção deve ser a demanda mensal de mercado (em quantidade de produtos) dividida pelo número de horas que a fábrica opera mensalmente, e sua capacidade produtiva deve comportar isso;
  • eficácia — há uma diferença entre eficácia e eficiência, sendo a primeira o efetivo cumprimento de um objetivo, e a segunda, o sucesso desse objetivo no menor tempo e com o mínimo de recursos possível;
  • lucratividade — trata-se do percentual do valor de venda de um produto que se transforma em lucro, depois de pagos os impostos e os custos de produção.

Uma vez explicados esses conceitos, a relação entre eles fica óbvia: não basta um alto ritmo de produção se não houver demanda para os produtos. Da mesma maneira, a eficácia é o mínimo necessário para a sobrevivência de uma indústria, mas é a eficiência que aumenta o lucro.

A lucratividade, por sua vez, consiste em uma busca constante por custos de produção mais baixos, uma vez que a concorrência e o mercado determinam um teto para o preço de venda do produto.

Dicas para aumentar esses parâmetros

Em outras palavras, o que você deseja é um ritmo adequado à demanda de mercado, maior nível de eficiência possível e alta lucratividade. Veja, abaixo, como aumentar esses parâmetros.

Tenha um modelo para o cálculo de prazos

Calcular os prazos com base em um método garante que o ritmo de produção se ajuste perfeitamente à necessidade de mercado. Afinal, produzir de maneira muito lenta exige horas extras e sobrecarga de trabalho no final do processo. Produzir muito rapidamente, por outro lado, causa excesso de estoque.

Planeje a montagem do produto com antecedência

Se for possível vislumbrar todas as etapas de produção previamente, você diminuirá os custos e aumentará a lucratividade. Isso será conseguido por meio de métodos produtivos mais eficientes.

Crie um inventário atualizado de seus materiais

O controle do estoque é uma espécie de termômetro da produção. Considerando que você estoca produtos, mas também insumos, é obrigatório ter uma rotina para realizar o inventário de produção.

Isso ajuda a compreender, por exemplo, se o ritmo acelerado da produção não tem causado desperdícios (diminuindo a eficiência) e, consequentemente, afetando a lucratividade.

Tempo e eficiência são variáveis que perpassam todas as etapas da produção e definem os rumos da sua indústria de confecção. Tenha esses parâmetros sob controle e aumente a produtividade da sua produção!

Quer receber conteúdos voltados aos problemas da sua indústria de confecção em primeira mão na sua caixa de entrada? Então, assine a nossa newsletter!

Apresentação IndustWeb Sistema para ConfecçãoPowered by Rock Convert
Nenhum comentário.

Deixe seu Comentário

Não perca mais nenhum conteúdo!

Cadastre-se em nosso blog e comece a receber conteúdos fresquinhos sobre indústria de confecção em seu e-mail