estoque

Não sabe o que tem no seu estoque? Perigo!

eBook Como bater as metas: uma dica para produzir mais e melhorPowered by Rock Convert
eBook 5 passos para evitar o excesso ou a falta de matéria-primaPowered by Rock Convert

Felizmente, soluções simples podem eliminar situações que comprometem seu estoque e seu lucro.

Por Paulo Soller, gerente de contas WebPic

Não é raro que empresas de confecção realizem a venda, acertem todos os detalhes e por fim, ao chegar no estoque… não há o produto disponível.

Além de arruinar a imagem do negócio do mesmo modo que provoca insatisfação no consumidor, isso agrega um problema sério de gestão.

Contudo, há muitos empresários que negligenciam essa parte importante das rotinas produtivas.

Neste sentido, separamos os perigos que rondam aqueles que não sabem o que tem no seu estoque, além de dicas pontuais sobre como resolver este problema, com uma gestão efetiva do negócio. Vamos lá?

Falta de produtos no estoque

O primeiro e recorrente problema é a falta de produtos. Frequentemente encontramos empresários que não tem um estoque controlado, com informações sobre os itens disponíveis.

Ou seja, a empresa certamente não conseguirá atender a demanda necessária e a pronta-entrega, algo esperado na área de confecção.

Um exemplo claro são os produtos à mostra: o cliente escolhe uma camisa e, ao checar o estoque, o vendedor vê que não tem disponível. Assim, é preciso ter o controle efetivo de todos os itens estocados para não passar por esse contratempo.

Baixa qualidade do atendimento

Outra questão perigosa para sua confecção: a baixa qualidade do atendimento. Mas, como o estoque se relaciona com isso? Da mesma forma, temos alguns cenários:

  • A demora dos atendentes em conferir se há o produto no estoque – e, quando não há, a decepção do cliente;
  • Falta de uma gestão clara da empresa em relação aos produtos que tem;
  • Incapacidade da resolução de problemas pelos vendedores quando esses se deparam com a falta de itens.

Ou seja: a qualidade do atendimento tende a baixar, seja por questão de tempo, seja por falta de informações necessárias durante a venda.

Mas, os dois pontos trazidos até aqui irão redundar em um problema ainda mais nocivo para o negócio de confecção.

Prejuízo iminente

Definitivamente, não há empresário que queira perder dinheiro. Pois, não ter uma gestão efetiva de estoque, faz com que o prejuízo torne-se iminente na empresa. Conforme já abordamos, há outros problemas graves:

  • Peças de estação, por exemplo, que ficam escondidas ou ‘emperradas’ pela falta de controle de vendas nos períodos corretos, como liquidações;
  • Produtos que são extraviados, perdidos e até furtados, o que gera prejuízo agregado ao longo do tempo;
  • Falta de inventário (processo indispensável no controle financeiro interno), sobre o que há no estoque – e incapacidade de entender a necessidade de novos investimentos e saída de peças que estão onerando o espaço físico.

Como resolver problemas de estoque

Contudo, felizmente, é possível resolver isso de forma simples. O primeiro ponto é que sua confecção precisa pensar em uma gestão de estoque. Ferramentas que automatizam e centralizam as informações podem ter o resultado desejado.

Em outras palavras, um sistema ERP, intuitivo e de fácil acesso permite as mais variadas formas de você controlar e saber o que há no estoque. Evita-se, assim, os perigos que trouxemos aqui e muitos outros que podem surgir.

O importante é não deixar essa parte importante do seu negócio de lado. Evite os problemas e foque em ações que vão contribuir com seu negócio.

Ah! Se quiser saber mais e descobrir como bater metas para produzir mais e melhor, baixe aqui o e-book.

Apresentação IndustWeb Sistema para ConfecçãoPowered by Rock Convert
Tags:
Nenhum comentário.

Deixe seu Comentário

Não perca mais nenhum conteúdo!

Cadastre-se em nosso blog e comece a receber conteúdos fresquinhos sobre indústria de confecção em seu e-mail