Saiba o que é demonstração de fluxo de caixa e como fazer

Saiba o que é demonstração de fluxo de caixa e como fazer

eBook Como bater as metas: uma dica para produzir mais e melhorPowered by Rock Convert

Você entende as rotinas administrativas, mas mesmo assim busca maneiras de otimizar os processos e reduzir custos com estoques parados? Um dos maiores desafios é acompanhar a infinidade de planilhas e sistemas isolados que acabam dificultando a gestão financeira da sua indústria de confecção. A demonstração de fluxo de caixa é uma excelente ferramenta de apoio para realizar planejamentos e tomar decisões estratégicas na indústria de confecção.

Criamos este artigo para ajudar você a se orientar na gestão do fluxo de caixa. Afinal, você sabe o que é a DFC, qual a sua função e como elaborar esse relatório? Continue a leitura que logo mostraremos as respostas para todas essas e outras perguntas. Simplesmente confira!

O que é demonstração de fluxo de caixa?

A Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC) é um relatório contábil que compreende todas as movimentações financeiras em um determinado período.

As demonstrações também possibilitam que a empresa analise as fontes dos recursos que foram movimentados, para assim apurar eventuais erros operacionais ou desvios financeiros.

Com ele, é possível perceber o quanto entrou e saiu em dinheiro em um dado período, bem como nas transações bancárias ou investimentos financeiros. Além disso, a partir desse relatório o gestor consegue medir o risco que a empresa sofreu com qualquer uma das movimentações.

Por que é importante fazer o relatório?

As demonstrações de fluxo de caixa são úteis para acompanhar as transações financeiras e relacioná-las com os resultados obtidos em um dado período.

Lei nº 11 638/2007 determina que algumas empresas devem elaborar a demonstração, entre elas as pequenas e médias empresas. Assim, fica evidente a importância fiscal e gerencial da demonstração financeira, para auxiliar no controle e no planejamento estratégico.

Confira as principais características a serem preenchidas na DFC.

Atividades operacionais

Os lançamentos operacionais compreendem todas as despesas e gastos relacionados com a operação da empresa: recebimentos de coleções, pagamentos de fornecedores e salários dos colaboradores.

Atividades de investimentos

Aqui estamos tratando dos lançamentos de lucros provenientes de transações com instituições financeiras e vendas com participação em outras empresas, entre outras.

Atividades de financiamentos

São os registros que incluem a captação de recursos de acionistas e cotistas e seu retorno como lucros ou dividendos, compreendendo tanto a amortização quanto a remuneração.

Como realizar uma DFC eficiente?

A DFC permite que a empresa consiga prever entrada e saída de recursos e se planeje melhor para os meses seguintes, evitando custos ou despesas desnecessárias.  Ela pode ser elaborada de diversas formas.

O método direto engloba os pagamentos e recebimentos relacionados ao passivo e ativo de todas as operações que não afetam as disponibilidades.

Já o método indireto envolve todos os lançamentos de recebimentos e pagamentos que colaboraram para a variação das disponibilidades em caixa no mesmo período.

A DFC é mais que um relatório obrigatório, ele assume um papel estratégico na gestão da empresa e, quanto mais fiel for em relação à realidade da indústria, mais consistentes e confiáveis serão os planejamentos a longo prazo.

Para acompanhar a demonstração de fluxo de caixa, nada mais prático e eficiente para a indústria de confecção do que adotar um software para automatizar os processos, prezando pela precisão das informações.

Agora você já sabe o que é demonstração de fluxo de caixa, qual a sua importância e conhece as formas para realizá-la. Com isso você vai ter um excelente instrumento de apoio para fazer o planejamento e tomar decisões estratégicas na sua empresa.

Ficou interessado? Fale agora mesmo com a nossa equipe e saiba como ter relatórios mais confiáveis.

Apresentação IndustWeb Sistema para ConfecçãoPowered by Rock Convert
Nenhum comentário.

Deixe seu Comentário

Não perca mais nenhum conteúdo!

Cadastre-se em nosso blog e comece a receber conteúdos fresquinhos sobre indústria de confecção em seu e-mail