fbpx
Recompensas e benefícios: de que forma pode-se motivar a equipe?

Recompensas e benefícios: de que forma pode-se motivar a equipe?

Powered by Rock Convert

O principal desafio de uma empresa é manter os colaboradores motivados e um excelente recurso para atingir esse objetivo é utilizar recompensas e benefícios. Quando o empenho de um funcionário é reconhecido, ele se dedica ainda mais ao trabalho.

Você está enfrentando dificuldades para motivar ou estruturar um time de alta performance em sua empresa? Continue a leitura, vamos apresentar as recompensas e benefícios que podem ser utilizadas para aumentar o nível de satisfação dos seus colaboradores. Acompanhe!

Entenda as necessidades dos colaboradores

Segundo o psicólogo americano Abraham Maslow, existem necessidades que são prioritárias para a satisfação de um colaborador. São elas:

  • necessidades fisiológicas;
  • necessidades de segurança;
  • necessidades sociais;
  • necessidades de estima;
  • necessidades de autorrealização.

A empresa que consegue satisfazer todas essas necessidades manterá um colaborador mais comprometido, engajado e dedicado à execução das tarefas com maestria.

Veja como motivar os seus funcionários

Quando o gestor foca somente no salário dos seus funcionários, ele perde a oportunidade de ter uma mão de obra ainda mais engajada com os valores da empresa. Mas, afinal, o que ele precisa fazer para motivá-los a entregar resultados ainda melhores? Veja algumas dicas abaixo.

Crie um plano de carreira

Um dos grandes motivos para gerar desânimo nos colaboradores é a estagnação. Para evitar isso, a empresa deve criar programas de progressão na carreira com base nas metas e objetivos estabelecidos.

Vamos supor que a indústria de confecção pretenda elaborar um plano de carreira. Ela pode estruturá-lo, conforme os níveis de conhecimentos técnicos e operacionais. Por exemplo:

  • estilista júnior — nível iniciante e muita vontade de aprender;
  • estilista pleno — nível mediano e já pode ensinar;
  • estilista sênior — nível especialista e domina todas as funções.

Conforme o profissional vai apresentando resultados e desenvolvendo novas habilidades, ele vai conquistando títulos dentro da indústria.

Elabore programas de incentivo

Estruture um programa de benefícios que não esteja diretamente envolvido com dinheiro. Existem prêmios que, além de motivar o colaborador, fortalece o vínculo dele com a empresa, proporcionando uma gestão humanizada.

Essas premiações podem ser, por exemplo:

  • viagens por atingir metas de produção;
  • vales benefícios para comprar o que quiser em lojas conveniadas;
  • participação em eventos;
  • aparelhos eletrônicos (celulares, tablets, computadores etc.).

Ofereça um ambiente organizacional inovador

A cultura organizacional influencia na motivação do colaborador, pois não tem como alguém se sentir parte de um negócio se ele não possui condições diferenciadas para tanto. Isso está relacionado às cores, a organização dos móveis, a estrutura da hierarquia, entre outros.

Já existem empresas que disponibilizam um espaço para a prática de atividades físicas, cuidados pessoais e momentos de relaxamento, por exemplo. Isso contribui para que os colaboradores sejam mais produtivos e motivados.

Flexibilize horários

Melhorar a qualidade de vida é o desejo de todo trabalhador, e quando a empresa entende isso como necessidade ela demonstra empatia e fortalece ainda mais os vínculos.

A possibilidade de ter horários diferenciados é excelente, principalmente como uma forma de prêmio por produção, por exemplo. Assim, o colaborador pode ajustar os seus horários conforme as suas necessidades — considerando, obviamente, as opções de horário disponíveis a fim de não comprometer o planejamento da produção.

Em uma indústria de confecção ninguém faz nada sozinho. Cada fase do processo depende de mão de obra qualificada, engajada e comprometida com o sucesso do negócio. Uma indústria que reconhece isso, retribui os seus funcionários com incentivos personalizados e aumenta a lucratividade.

Viu como as recompensas e benefícios são a chave para o sucesso? Aproveite a visita e nos siga no Facebook, LinkedIn e Instagram para continuar acompanhando os nossos conteúdos.

Apresentação IndustWeb Sistema para ConfecçãoPowered by Rock Convert
Nenhum comentário.

Deixe seu Comentário





Não perca mais nenhum conteúdo!

Cadastre-se em nosso blog e comece a receber conteúdos fresquinhos sobre indústria de confecção em seu e-mail