Saiba como a qualidade de vida no trabalho melhora a produtividade

Saiba como a qualidade de vida no trabalho melhora a produtividade

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Sua empresa se preocupa com a qualidade de vida no trabalho? O bem-estar dos colaboradores afeta direta e indiretamente os resultados do negócio e, em alguns setores, isso se torna ainda mais perceptível.

Por esse motivo que, hoje, diversas companhias aplicam modelos de gestão que valorizam não apenas o desenvolvimento profissional do colaborador, mas a qualidade de vida dele dentro e fora da empresa.

Neste artigo, vamos explicar por que essa é uma preocupação que toda empresa deve ter.  Ficou interessado? Então continue a leitura para descobrir os benefícios de implementar práticas que contribuem para a QVT.

Saiba por que se preocupar com a qualidade de vida no trabalho

Há inúmeros motivos para incorporar medidas na empresa que vão melhorar a qualidade de vida no trabalho. O primeiro deles é a motivação: um bom equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, além de insumos adequados para produção, ajudam a manter os colaboradores motivados.

O resultado disso é o aumento da produtividade que, como consequência, traz benefícios como redução de custos e aumento dos lucros.

Confira 5 benefícios da qualidade de vida no trabalho

Além do aumento da motivação e da produtividade, a qualidade de vida no trabalho traz uma série de outros benefícios. Entenda!

1. Melhora o clima organizacional

Com profissionais mais motivados e produtivos, um bom clima organizacional se torna um efeito natural da QVT. Isso porque o equilíbrio no trabalho reduz o estresse, o que ajuda a minimizar o número de ocorrências de conflitos internos, ruídos na comunicação e outros problemas organizacionais.

2. Retém talentos

Colaboradores satisfeitos são mais fáceis de reter, já que as incertezas de um novo emprego podem não ser tão agradáveis ou promissoras. Com isso, a empresa mantém os seus melhores talentos por mais tempo, o que permite que eles inovem dentro da organização.

3. Reduz a rotatividade

Um ambiente de trabalho saudável e que valoriza o seu profissional também contribui para reduzir a rotatividade de pessoas. Assim, em vez de gastar horas produtivas com treinamento de novos funcionários com muita frequência, pode-se investir esse tempo no aperfeiçoamento profissional dos colaboradores que já trabalham na empresa.

4. Contribui para a saúde dos funcionários

A qualidade de vida no trabalho não traz vantagens somente para a empresa: o funcionário também é beneficiado com uma vida mais saudável e menos estressante. Esse é um dos principais elementos que profissionais buscam nas suas carreiras; ou seja, é um grande diferencial para o colaborador e para a empresa!

5. Melhora os resultados da empresa

A melhora dos resultados é um efeito de funcionários e colaboradores mais motivados e produtivos. Além de aumentar os lucros, os profissionais também podem contribuir com mais inovação para a empresa, o que possui um altíssimo valor que pode impactar positivamente a companhia a médio e longo prazo.

A qualidade de vida no trabalho é um elemento fundamental para o bem-estar e saúde dos seus colaboradores. Ao implementar boas práticas de QVT, a empresa se beneficia com resultados melhores, efeito de uma equipe motivada e engajada!

Gostou do nosso conteúdo? Então não deixe de ler nosso artigo sobre como motivar seus funcionários!

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