Por que a ficha técnica de roupa é tão importante na confecção?

Por que a ficha técnica de roupa é tão importante na confecção?

eBook Como bater as metas: uma dica para produzir mais e melhorPowered by Rock Convert

Reproduzir uma peça de roupa de acordo com a concepção do estilista é uma grande responsabilidade. A confecção precisa seguir um protocolo para garantir a qualidade da grife e é por isso que a ficha técnica de roupa se mostra importante nessa missão.

Estamos falando de um documento que possui o descritivo detalhado de cada peça, contendo informações valiosas para praticamente todas as etapas da cadeia de produção. A ficha técnica de roupa é essencial para o planejamento das coleções e deve detalhar ao máximo as características da roupa a ser produzida.

Com o documento, as informações circulam da maneira correta entre as etapas da rota de produção e auxiliam na formação de custos, preços de venda e aquisição de matérias-primas. Cada empresa tem as suas necessidades em uma ficha técnica, justificando variações nos dados.

Confira, a seguir, alguns itens que precisam estar na ficha técnica de roupa e como eles auxiliam na produção!

Cabeçalho

O cabeçalho tem informações básicas sobre a peça a ser fabricada, organizando a pesquisa na cadeia de produção. Ele traz a referência e descrição do modelo, o código do produto, nome do estilista, a coleção pertencente, data de criação, entre outros dados relevantes.

Grade e variantes

Na grade, aparecem os tamanhos, cores, o formato e estampas disponíveis para a peça e as quantidades a serem produzidas para cada uma delas. Se houver alguma variação — como detalhamentos de bolsos, golas, punhos, silkscreen, bordados e/ou outros — a informação também deverá estar nesse espaço, mas pode contar com um campo à parte da ficha técnica de roupa.

Desenho técnico e foto

O desenho técnico é a representação da peça que o estilista desenhou, com as instruções e indicações para confecção. Ele exemplifica visualmente frente e costas de outros itens da ficha técnica, como a costura e os tipos de aviamento. Se necessário, a lateral também será exibida.

Ele pode vir acompanhado de uma foto real do produto original, para que a equipe de confecção possa ter mais noção do caimento da peça e dos detalhes de acabamento.

Tipo de tecido

O tecido é a matéria-prima principal da confecção e está disponível em uma infinidade de formatos. Esse campo detalha os materiais específicos para a confecção, especificando todos os tipos de tecido que serão utilizados e o posicionamento deles na peça.

O campo deve apresentar os códigos de referência, fornecedor, composição da matéria-prima, preço dos tecidos em unidade, quantidade necessária e valor de custo por peça.

Costura e aviamento/acabamento

O campo de acabamento apresenta os tipos de costura e acabamentos que a peça necessita. Algumas variações que podem aparecer são a costura reta, de borda, sobreposta e overloque.

Já o aviamento diz respeito aos toques diferenciados da peça. Esse campo é importante porque revela a viabilização da confecção, sendo importante constar o custo dos aviamentos. Outros detalhes que devem aparecer são código, descrição, fornecedor, custo por peça, unidade de medida e quantidade.

A ficha técnica de roupa precisa ter muitos campos e detalhes, mas há um lado bom: ela pode ser automatizada por meio de sistemas próprios para a tarefa. Esses sistemas facilitam a criação da ficha técnica ainda durante o processo de criação do desenho e ficam disponíveis para posterior consulta.

Esse é o caso do sistema ERP, que centraliza os processos em uma ferramenta online disponível aos responsáveis de todos os processos. O ERP é prático, porque pode ser acessado sempre que for necessário simultaneamente pelas diferentes etapas de produção, disponível até no smartphone.

A importância da ficha técnica de roupa é sentida em todos os campos de produção da peça, pois resolve situações que podem atrapalhar o processo. Confira alguns problemas que podem ser evitados com a elaboração de uma ficha técnica!

Apresentação IndustWeb Sistema para ConfecçãoPowered by Rock Convert
Nenhum comentário.

Deixe seu Comentário

Não perca mais nenhum conteúdo!

Cadastre-se em nosso blog e comece a receber conteúdos fresquinhos sobre indústria de confecção em seu e-mail