PCP na prática: conheça seus objetivos e tarefas

eBook Como bater as metas: uma dica para produzir mais e melhorPowered by Rock Convert

O Planejamento e Controle de Produção (PCP) é um sistema que permite gerenciar e acompanhar a produção, além de melhorar o planejamento da fábrica. Ele desenvolve padrões nas tarefas, aumentando resultados e melhorando recursos. Entretanto, como funciona o PCP na prática?

As ferramentas do sistema permitem gerenciar aspectos de vários setores da empresa, desde a produção e o estoque até a administração do negócio. Assim, os gestores conseguem controlar as demandas, entendendo melhor a produtividade e as necessidades dos processos.

A aplicação segue três etapas: a criação de plano de ação para identificar o que vai ser feito, a definição dos recursos a serem utilizados na produção e o controle das tarefas para encontrar falhas e fazer ajustes instantaneamente.

Então, as vantagens do PCP na prática ficam claras: aumento da produtividade e qualidade, acesso às informações de matérias e matéria-prima, controle de erros e redução de custos, entre outras. Confira a seguir algumas tarefas que podem ser executadas!

Análise de carga

O PCP permite analisar a carga e as matérias-primas que são utilizadas no processo. Os gestores conseguem conferir datas de entrada e saída dos produtos com mais facilidade, bem como gerar relatórios e dados estatísticos sobre o desempenho da produção.

Além disso, torna-se possível gerenciar a quantidade de horas que uma máquina é utilizada, de acordo com a capacidade de produção e as limitações de cada aparelho. Isso permite entender se a demanda pode ser alcançada e desenvolver estratégias para que os objetivos sejam cumpridos.

Emissão de solicitações de compra

Ao acompanhar a entrada e a saída de materiais, os gestores ganham mais visibilidade das necessidades da produção, entendendo quando as matérias-primas precisam ser recarregadas e o que ainda está em estoque.

Com isso, não só é possível reduzir custos com materiais como readequar os investimentos, aplicando-os com mais sabedoria no que realmente é necessário. Sempre que for identificada a baixa quantidade de materiais e matérias-primas, o PCP na prática facilita gerar as solicitações de compra.

Cálculo de capacidade de produção

Tanto a análise de carga das máquinas como o estoque de produção são importantes para planejar e estimar o cálculo de capacidade de produção do negócio. Assim o PCP também tem a sua função nessa tarefa, permitindo redimensionar as estratégias.

O controle do fluxo de produção permite visualizar as atividades de vários meses de trabalho, o que gera insights para determinar as entregas, negociar prazos e analisar planos de ação para aumentar o ritmo, se necessário.

Acompanhamento das etapas da produção

Para garantir o andamento dos processos e a qualidade das entregas, faz-se necessário acompanhar a produção. Nesse contexto, o PCP ajuda a identificar problemas e falhas, permitindo controlar as entregas com mais precisão.

Se qualquer alteração for identificada, os gestores podem agir imediatamente para tomar decisões que beneficiem o fluxo de trabalho. A redução de erros nas etapas permite acelerar a produção, gerando mais resultados e lucros para a empresa.

Com essas funcionalidades, a importância do PCP na prática se torna nítida. A implantação de tecnologias como essa acelera os processos e os tornam mais seguros. Com o melhor entendimento da produção, é possível traçar um planejamento mais acertado e garantir a qualidade das suas entregas!

Já que estamos falando sobre a redução de falhas, que tal também entender como diminuir os erros no fluxo de caixa?

Apresentação IndustWeb Sistema para ConfecçãoPowered by Rock Convert
1Comentário
  • Telêmaco Cristian Schuncke
    Enviado em 22:21h, 06 outubro

    Amanda Boa noite. Parabéns pelo seu texto. Acredito que na administração dos materiais os níveis de estoque também mereçam atenção, pois podem auxiliar na agilidade dos prazos de entrega.

Deixe seu Comentário

Não perca mais nenhum conteúdo!

Cadastre-se em nosso blog e comece a receber conteúdos fresquinhos sobre indústria de confecção em seu e-mail