Indústria têxtil

Indústria têxtil: o que você sabe sobre a participação da mulher no setor?

eBook 7 benefícios que apenas os clientes IndustWeb possuemPowered by Rock Convert

Na indústria têxtil brasileira, cerca de 64% da mão de obra são de responsabilidade das mulheres

Por Letícia Soares, auxiliar de RH WebPic

Indústria têxtil. Quando se trata desse assunto, fica mais fácil falar da mulher no mercado de trabalho porque este setor está, literalmente, nas mãos das mulheres.

O setor soma mais de 1,7 milhão de trabalhadores e cerca de 64% desta mão de obra são mulheres, segundo estimativa da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit). Destas, 40% são arrimo de família.

No mundo, esse número é ainda maior: 85%. E elas estão em todos os lugares: nas lavouras de algodão, na produção de fios, no chão de fábrica, no comércio e nos eventos de moda.

No entanto, as mulheres ainda ocupam os espaços de menor remuneração tanto na indústria quanto no varejo.

Números da indústria têxtil

Discutir a presença da mulher no mercado de trabalho vira pauta todos os anos quando nos aproximamos do dia da mulher. Mas o assunto ainda é pouco abordado no setor, que é massivamente formado por elas.

De acordo com estudo da ONG Fashion Revolution Brasil, feito em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), apenas 30% das marcas mais conhecidas no mundo da moda possuem uma estratégia e metas relacionadas ao empoderamento das mulheres. Além disso:

  • Das 50 maiores marcas de moda, apenas 14% são lideradas por mulheres;
  • Não há nenhuma mulher entre os 10 CEOs mais bem pagos da indústria têxtil;
  • Menos de 25% dos altos cargos das maiores empresas de moda são femininos;
  • Dos 371 designers por trás das 313 marcas que desfilam durante as quatro semanas de moda mais importantes do mundo (NYC, Londres, Milão e Paris), apenas 40,2% são mulheres.

Exemplos a serem seguidos

Mulheres em todo o Brasil estão tomando para si a responsabilidade de mudar este cenário ao abrir novos negócios no setor de confecção.

Enfim, um movimento importante, já que segundo pesquisa liderada pelo Conselho de Designers da América (CFDA) e a revista Glamour, um dos fatores que mais desmotiva as profissionais a buscar posições de liderança é a falta de exemplos femininos para serem seguidos por mulheres que estão apenas começando.

Na WebPic, contamos com mulheres em cargos de chefia e liderança. Além disso, incentivamos o compartilhamento de ações e informações que encorajem outras profissionais a fazer o mesmo. Mais importante que isso, acompanhamos de perto os movimento da indústria têxtil há mais de 20 anos.

Portanto, comprovamos o que as pesquisas apontam: o espaço ocupado pela mulher neste mercado é fundamental.

Comemoração

No dia 6 de março adiantamos as comemorações do Dia da Mulher e reunimos nosso time feminino para um café na WebPic.

Acima de tudo, tão importante quanto celebrar a data, o encontro foi uma forma de reconhecer o valor e a relevância do trabalho realizado por todas as profissionais que integram nossa equipe.

Graças a elas sabemos que a mulher não é apenas mais uma personagem na indústria têxtil, ou seja ela é uma das principais protagonistas pelo sucesso do setor.

Conhece uma mulher incrível que trabalha na indústria têxtil? Compartilhe com ela este artigo e acompanhe as novidades do setor em nossos canais no Facebook no Instagram e LinkedIn.

Na WebPic, o Dia da Mulher foi comemorado com café e bate-papo

Apresentação IndustWeb Sistema para ConfecçãoPowered by Rock Convert
Nenhum comentário.

Deixe seu Comentário

Não perca mais nenhum conteúdo!

Cadastre-se em nosso blog e comece a receber conteúdos fresquinhos sobre indústria de confecção em seu e-mail