Padronização de processos e a sua importância nas confecções

Padronização de processos e a sua importância nas confecções

eBook Como bater as metas: uma dica para produzir mais e melhorPowered by Rock Convert

Produzir peças de qualidade exige uma padronização nos processos, sua confecção se torna mais consistente e lucrativa!

Por Paulo Soller, gerente de contas WebPic

A padronização de processos operacionais exige boa comunicação e estruturação entre os setores. Se você quer saber mais sobre a importância dessa metodologia e como aplicá-la em sua confecção, continue a leitura deste artigo e descubra!

O que é padronização de processos?

Padronização de processos, é a formalização de diversos setores, tarefas e abordagens dentro de uma indústria, seja na resolução de problemas, na criação de estratégias, no atendimento ao cliente, na linha de produção, etc.

Uma vez que os processos são executados por diversas pessoas, é necessário desenvolver um padrão a ser seguido que possui as expectativas relacionadas a cada função e atividade desenvolvida por inúmeros colaboradores.

Da mesma forma, a padronização deixa claro o impacto dos processos nos resultados e o tamanho da responsabilidade que cada etapa possui.

Por isso, é fundamental determinar essas práticas e modos de produzir para que todos alcancem o objetivo final. A padronização é encarregada de algumas obrigações, coo:

  • Especificar os processos, juntamente com seu objetivo;
  • Demonstrar como o processo deve se começar e terminar;
  • Detalhar como o processo é executado e qual a sequência das etapas;
  • Explicar a expectativa de resultados para determinado processo

Qual a importância da padronização de processos?

Redução de falhas

Essa é uma das maiores justificativas para a importância da padronização de processos. Ao definir uma fórmula para cada tarefa desempenhada, não importa o dia, a hora ou quem está presente no momento, tudo sairá como o esperado. É claro que erros acontecem, mas o objetivo é torná-los exceção, não regra.

Aumento da produtividade e redução de custos

A padronização de processos deve ser uma constante dentro da confecção. Ao pensar qual é a melhor forma de executar tarefas, o planejamento inclui pontos como agilidade, qualidade e custo-benefício.

Ao aumentar, portanto, a produtividade e a utilização dos recursos, a consequência direta é a redução dos custos. Com investimentos certeiros e sem desperdícios, os lucros podem obter um ganho expressivo.

Como fazer a padronização de processos?

Primeiramente, observe e analise como os processos estão sendo executados. Faça uma lista das atividades exatas envolvidas, os equipamentos, máquinas e documentos necessários. Para então, posteriormente, pensar o que deve ser padronizado.

É importante entender o fluxo do processo, desde seu início até o momento em que o produto final é realizado. Desta forma é possível definir com mais clareza como cada etapa deve ser feita.

A tecnologia é uma grande aliada nessa busca. Um bom sistema ERP pode te ajudar, principalmente se ele for específico para o seu ramo. Além de te ajudar a organizar e a padronizar sua confecção, o sistema vai “falar a sua língua”. Facilitando ainda mais a sua vida como gestor na busca por uma produção de qualidade e lucrativa.

Apresentação IndustWeb Sistema para ConfecçãoPowered by Rock Convert
Nenhum comentário.

Deixe seu Comentário

Não perca mais nenhum conteúdo!

Cadastre-se em nosso blog e comece a receber conteúdos fresquinhos sobre indústria de confecção em seu e-mail