Entenda aqui o que é produção enxuta e como funciona!

Entenda aqui o que é produção enxuta e como funciona!

eBook Como bater as metas: uma dica para produzir mais e melhorPowered by Rock Convert

Já faz várias décadas que diversos setores têm aprimorado seus métodos de trabalho. A indústria, em particular, se refinou bastante e muitas de suas lições podem ser aplicadas em outras áreas de atuação. Por exemplo, você sabe o que é produção enxuta? Esse é um dos melhores métodos de atuação em diversas empresas.

Existem vários outros tipos de produção, sendo que cada um é mais adequado para um contexto diferente. Contudo, para que você escolha de forma adequada, o ideal é primeiro conhecer cada um a fundo e depois tomar sua decisão.

Para ajudar com isso, vamos explicar do que se trata uma produção enxuta, como ela é executada e quais são suas vantagens. Acompanhe.

O que é produção enxuta e como ela funciona?

A palavra “enxuta” diz respeito a algo leve, minimalista, que trabalha com o mínimo necessário. Uma produção enxuta é aquela que busca eliminar todo e qualquer desperdício, seja ele de tempo, material, energia, o que for. Quanto maior for o aproveitamento dos recursos disponíveis durante o processo, mais eficiente será o negócio.

Para alcançar esse objetivo, a empresa deve implantar uma série de medidas, como novas ferramentas, flexibilização da produção e, acima de tudo, escutar os clientes. Todo o trabalho deve ser estruturado com base na demanda que surge a cada momento, não em uma linha de montagem predeterminada.

Quais vantagens ela oferece?

Esse tipo de atuação pode parecer estranha a princípio, mas ela faz sentido depois que você entende o que é produção enxuta na prática. Alguns dos benefícios que ela traz estão a seguir.

Minimizar ou eliminar desperdícios

Como já mencionamos, a eficiência é o foco desse modelo de produção. Ao acompanhar seus processos e evitar perdas desnecessárias, você ajuda a maximizar o desempenho da sua equipe, produzindo a mesma quantidade no mesmo nível de qualidade, mas utilizando menos recursos ao longo do caminho.

Flexibilidade diante da demanda

Outro ponto importante é que o processo de produção é flexível, justamente, para atender às necessidades específicas do público. Dessa forma, você pode garantir a satisfação de cada cliente, além de ter mais facilidade para otimizar seu processo de produção.

Constante otimização de processos

Uma das máximas em uma produção enxuta é sempre acompanhar a produção e encontrar pequenos pontos que possam ser melhorados no planejamento de processos. Dessa forma, você continua a elevar a qualidade do seu trabalho e maximiza sua rentabilidade ao longo do tempo. É isso que mantém uma empresa antiga competitiva.

Aumentar a qualidade para o cliente final

Por fim, mas não menos importante, uma produção enxuta, com otimização do trabalho e maior flexibilidade, também garante que o produto final será exatamente aquilo que o seu cliente busca. É o melhor caminho para se destacar dos concorrentes e conquistar um público maior.

Com todas essas informações, você já deve entender melhor o que é produção enxuta e qual é seu impacto em uma empresa. Dependendo do tipo de serviço que você oferece, esse método pode elevar consideravelmente sua rentabilidade.

Quer tirar mais alguma dúvida a respeito? Então deixe um comentário e logo responderemos.

Apresentação IndustWeb Sistema para ConfecçãoPowered by Rock Convert
Nenhum comentário.

Deixe seu Comentário

Não perca mais nenhum conteúdo!

Cadastre-se em nosso blog e comece a receber conteúdos fresquinhos sobre indústria de confecção em seu e-mail