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Você sabe o que é Markup? Aprenda como calcular!

Você sabe o que é Markup? Aprenda como calcular!

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A precificação de produtos e serviços é um dos fatores mais importantes para qualquer empresa. Tem impacto diretamente na receita e no lucro e pode levar a companhia a crescer mais do que a concorrência. Por isso, entender o que é Markup e como calculá-lo se faz imprescindível para o sucesso da organização.

Gestores buscam estratégias de marketing efetivas para conseguirem aumentar a taxa de vendas, mas por vezes pecam na hora de saber exatamente por quanto podem e devem vender os produtos. É um equívoco pensar que para isso é necessário conhecer somente os custos e a margem de lucro esperada.

Neste artigo vamos nos aprofundar sobre o que é Markup, desde sua definição até um exemplo claro para começar a praticá-lo. Então, se não quer perder nenhum detalhe, continue a leitura abaixo.

Entenda o que é Markup

O Markup é conhecido como o índice utilizado para estipular o preço de venda ideal dos produtos ou serviços de uma organização. Portanto, ele ajuda a organização a cobrar o valor que cubra seus custos e gere uma margem de lucro conveniente para a empresa.

Costuma ser altamente utilizado no varejo, uma vez que utiliza o emprego de uma margem de lucro padronizada para determinada categoria de produtos, reduzindo o trabalho da precificação constante que algumas organizações têm.

Por ser um dos P’s do Marketing, o preço é essencial, pois ele é uma das variáveis que mais influenciam o lucro, fator que está diretamente ligado com o sucesso financeiro.

Obviamente que outros aspectos também são relevantes, como a qualidade do produto. No entanto, sabendo calculá-lo, é possível reduzir retrabalhos e saber exatamente o básico necessário para se manter o mercado.

Saiba como calcular o Markup

Para calcular o Markup, é preciso conhecer alguns elementos que o compõem, que são:

1. CMV

Custo de Mercadoria Vendida significa todo gasto feito para produzir e armazenar os produtos, podendo incluir: custo de matéria-prima, impostos, fretes, seguros etc.

2. Impostos

Para saber exatamente os valores dos impostos pagos, você deve verificar com a contabilidade qual é o regime de tributação do negócio e, assim, saber qual a alíquota que estará incidida sobre o faturamento.

3. Comissões

Comissão se refere ao valor pago a mais aos colaboradores e profissionais que realizam uma venda.

4. Custo fixo

Os custos fixos são aqueles que não têm relação com a mercadoria vendida, pois estão atrelados à produção, estoque, administração do negócio etc.

5. Lucro

É a margem de lucro que sua empresa deseja colocar sobre cada categoria de produto existente em seu portfólio.

Assim, a primeira fórmula que se precisa conhecer é:

100 / [100 – (custos fixos + custos variáveis + lucro presumido)]

Após encontrado o índice, o mesmo deve ser somado ao CMV, resultando no preço do item. Para ilustrar, confira o exemplo abaixo:

Supondo que o custo de produção de um produto seja R$ 50, os custos fixos sejam 6% do custo de cada unidade, o custo variável seja 10% e a margem de lucro esperada seja de 30%, temos:

100 / [100 – (6 + 10 + 30)] = 1,85

Se o valor de aquisição é R$ 50, devemos multiplicá-lo por 1,85, resultando no preço final de R$ 92,50.

Viu como é importante entender o que é Markup? Por meio dele você pode estipular o preço de um produto ou serviço de maneira eficaz e com mais segurança. Para calculá-lo, é importante saber os cinco pilares, que são o CMV, impostos, comissões, custos fixos e lucro. Desse modo, você conseguirá saber exatamente a precificação ideal e alavancar seus resultados!

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