Não perca 4 dicas práticas sobre como aumentar as taxas de vendas!

Não perca 4 dicas práticas sobre como aumentar as taxas de vendas!

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Não é à toa que você quer saber como aumentar as taxas de vendas, assim como outras métricas desse setor. Elas são propulsores de todos os outros setores, os quais, sem vendas suficientes, não podem nem mesmo passar por análises e melhorias. Especificamente no caso da indústria de confecção, melhorias e modernização de processos, avaliações de controle interno e análise da capacidade produtiva precisam de vendas para serem colocadas em prática.

Neste artigo, vamos explicar o que são taxas de vendas, por que são essenciais e dar 4 dicas para aumentá-las que você pode implementar agora mesmo. Leia até o fim!

O que são taxas de conversão em vendas

Se o seu setor de vendas é como o de outros empreendimentos e indústrias, ele contabiliza um certo número de outras empresas ou distribuidores interessados em adquirir os seus produtos. Eles podem vir de maneira ativa. Isto é, procurarem já com intenção de compra, ou você pode localizá-los por meio dos seus vendedores. Eles vão identificar se são potenciais clientes e oferecer seus produtos. Nos dois casos, chamamos esses compradores potenciais de prospectos.

A taxa de vendas é um número percentual obtido pela razão entre todos os seus prospectos e as empresas que efetivamente se tornam clientes. Assim, por exemplo, se você tem 10 prospectos em um mês e fecha 5 contratos, sua taxa de conversão em vendas é de 50%.

4 dicas práticas para aumentar essa taxa

Se a taxa de conversão em vendas depende da relação entre prospectos e clientes, é nesse âmbito que as atitudes para aumentá-la devem ser tomadas. No entanto, alguns problemas do setor podem começar antes do processo de vendas propriamente dito.

Veja algumas dicas para identificar e sanar essas questões, fechando mais clientes e, consequentemente, gastando menos com vendas e vendendo mais.

1. Direcione os esforços ao seu público-alvo

Se você seleciona os prospectos errados, não existe milagre que seus vendedores possam fazer. Logo, não cometa o erro de responsabilizá-los por poucas vendas se as pessoas ou empresas que chegam não têm o perfil de um potencial cliente. Direcione seus esforços ao público-alvo certo. Você já tirou um tempo para pensar esse público e explicá-lo aos vendedores?

2. Monitore os resultados

Agora que você sabe calcular a taxa, deve fazer análises comparativas entre os meses para entender se ela tem aumentado ou diminuído. Em ambos os casos, você deve saber o motivo, para poder reproduzi-lo (se houve aumento) ou eliminá-lo (se houve diminuição).

3. Apresente bem o produto

Os atributos do seu produto, as diferenças dos concorrentes e as facilidades que a sua empresa oferece nas vendas devem estar na ponta da língua dos vendedores. Se você fizer isso, evita objeções de vendas baseadas apenas no preço.

4. Entregue valor ao cliente

Aliás, esse processo é conhecido como “entrega de valor”. Trata-se de demonstrar ao potencial cliente que sua indústria comercializa algo mais que apenas o produto. Diferenciais e valor agregado fazem muita diferença nessa hora.

Lembre-se, estruturar suas vendas é o primeiro passo para crescer em todos os setores da indústria. Para que elas se estruturem, é fundamental saber o que são e como aumentar as taxas de vendas.

Técnicas para aumentar essas taxas, por sinal, são um bom assunto para debate nas redes sociais. Que tal você compartilhar este artigo nas suas? Muitos amigos podem ter algo a acrescentar!

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