fbpx
Inventário de estoque: entenda a importância para a indústria de confecção

Inventário de estoque: entenda a importância para a indústria de confecção

Powered by Rock Convert

O inventário de estoque é essencial para garantir a organização das matérias-primas, dos insumos e dos produtos acabados, evitando custos desnecessários. Além disso, ele antecipa o quanto de capital de giro está alocado nos estoques parados, permitindo a ampliação dos negócios e o atendimento de novos segmentos.

Se você deseja expandir a sua indústria de confecção, aumentar as vendas e melhorar a produtividade, é muito importante saber como iniciar esse controle e as vantagens que ele traz para o seu negócio. Então, continue lendo que lhe explicaremos tudo!

O que é inventário de estoque?

O acompanhamento do estoque é realizado por meio das descrições, classificações e contagens de todos os itens dentro da indústria de confecção. Para garantir que essas informações sejam precisas, você deve entender e conhecer a fundo todos os detalhes do estoque.

Além disso, é importante que as matérias-primas utilizadas na confecção sejam baixadas em um sistema inteligente — assim, a área financeira poderá contabilizar os custos operacionais com a produção. Para tanto, existem duas classificações de inventários:

  • rotativo — quando a indústria decide controlar o estoque em datas específicas, seguindo um cronograma (não vendidos, rupturas, negativos, entre outros);
  • periódico — quando a empresa conta o estoque após um período determinado. Muitas vezes, isso ocorre para auxiliar os relatórios financeiros a contabilizar os balanços patrimoniais anuais ou corrigir alguma falha operacional.

Qual é a melhor forma de realizar essa contagem do estoque?

Em primeiro lugar, começar a contagem de estoque requer um certo comprometimento de todos os envolvidos com os processos — que devem, por sua vez, estar bem desenhados, sem nenhuma movimentação durante o período. Confira outras dicas!

Classifique os produtos

A indústria precisa se certificar de que todas as matérias-primas, insumos e produtos acabados estejam devidamente cadastrados e categorizados dentro de um software.

Estipule a rotatividade do estoque

Após realizar o devido cadastro, o gestor dever estabelecer o tipo de inventário a que vai aderir dentro das necessidades da indústria, considerando todas as variáveis (vendas, compras, devoluções) para garantir informações precisas.

Estabeleça prazos para realizar o controle da estocagem

Depois de estabelecer o tipo de balanço, é hora de estipular os prazos considerando a logística e a dinâmica da indústria de confecção — preferencialmente, em dias e horários tranquilos; melhor ainda se a empresa estiver fechada. Seja como for, é importante que todos sigam o cronograma e realizem as contagens conforme o que foi estabelecido.

Uma boa dica para a realização dos inventários periódicos é comparar as datas e verificar se a indústria está tendo lucro ou prejuízo em determinadas épocas, como após as confecções sazonais, por exemplo.

Quais são os seus benefícios para a indústria de confecção?

Por fim, vejamos as vantagens do inventário de estoque para a indústria de confecção:

Reduz as perdas e desperdícios

Acompanhar o estoque diminui os desperdícios e perdas, pois evita compras desnecessárias. Além disso, a indústria consegue identificar furtos e perdas (por avarias ou manuseios errados) e corrigi-los a tempo com o planejamento e o controle da produção.

Evita problemas com a legislação

Um balanço mal realizado influenciará a contabilidade, e a indústria poderá ser autuada pelo fisco, comprometendo a sua operação com um todo. Isso porque a Receita Federal tem acesso às notas fiscais eletrônicas de entradas, e o estoque real deve condizer com o estoque declarado. Um bom inventário, portanto, ajuda a evitar esses problemas.

Melhora a produtividade e o atendimento

Ter cada item em seu lugar garante que todos serão facilmente localizados por nome e série, evitando que os colaboradores percam tempo procurando-os em locais inadequados. Além disso, esse controle torna o atendimento ao cliente mais rápido, justamente pela praticidade de encontrar os produtos e saber exatamente onde cada matéria-prima está, otimizando o prazo de produção e a entrega ao cliente final.

Em suma, vemos que o inventário de estoque é fundamental para o controle produtivo, financeiro e fiscal da sua indústria de confecção. Então, seguindo as nossas dicas, o seu negócio estará em dia com o fisco, podendo corrigir falhas a tempo e minimizando os custos operacionais!

Gostou da leitura? Agora, que tal assinar a nossa newsletter para ter acesso aos nossos próximos conteúdos em primeira mão?

Apresentação IndustWeb Sistema para ConfecçãoPowered by Rock Convert
Nenhum comentário.

Deixe seu Comentário





Não perca mais nenhum conteúdo!

Cadastre-se em nosso blog e comece a receber conteúdos fresquinhos sobre indústria de confecção em seu e-mail