indústria 4.0

Indústria 4.0: O que é e qual é a sua importância

eBook 7 benefícios que apenas os clientes IndustWeb possuemPowered by Rock Convert

Indústria 4.0 e o setor têxtil. Você certamente já notou como a tecnologia digital contribuiu com o estado atual de todo o mercado. Por exemplo, setores que antes precisavam de muito tempo, energia e recursos para realizar tarefas simples, agora podem ter tudo em mãos em pouquíssimo tempo e com muito mais eficiência.

Parte disso se deve à ascensão da indústria 4.0 em todos os setores.

Apesar do nome, essa revolução afeta muito mais do que o setor industrial. Você pode ver seu efeito em praticamente qualquer área, desde pequenos negócios até grandes escritórios. E, para se manter à frente da concorrência, é necessário conhecer essas inovações e incorporá-las em seu trabalho.

Quer entender melhor o assunto? Então, acompanhe!

O que é a indústria 4.0?

Resumidamente, estamos falando da 4ª revolução industrial, focada principalmente nos efeitos da tecnologia digital e da inteligência artificial nos processos de trabalho. Em outras palavras, ela se baseia nos seguintes princípios:

1. A virtualização da indústria 4.0

Processos, informações e até tomada de decisões, tudo é cada vez mais voltado para o espaço virtual. Portanto, isso significa que há menos necessidade de contrapartes físicas para documentos ou mesmo de um controle direto sobre a operação de maquinário. Isso torna muitas estruturas de negócio bem mais eficientes.

2. Descentralização

Na indústria anterior, bastante responsabilidade era colocada em um sistema central de administração, um computador que tomava todas as decisões.

Atualmente, é esperado que cada componente do sistema possa agir de forma independente com base em uma rede de informações compartilhadas. Dessa forma, um defeito em uma parte não compromete o trabalho das demais por completo.

3. Decisões em tempo real

Graças à menor centralização de informações e comandos, a indústria 4.0 também põe bastante ênfase na tomada de decisão de cada componente. Não apenas com base em processos pré-determinados, mas também utilizando esses dados para avaliar uma situação e se adaptar.

Como a indústria 4.0 deve mudar o mercado?

Com a chegada da nova indústria, é esperado que muitas coisas mudem em todos os espaços de trabalho. Se você quer manter a relevância do seu negócio, precisa se adequar aos seguintes aspectos:

1. Maior flexibilidade dos processos

Poder se adaptar a diferentes demandas é um dos pontos fortes da nova indústria. E, para isso, é necessário que seus processos sejam mais flexíveis e eficientes. Isso permite que você aproveite oportunidades mais facilmente ao longo do tempo.

2. Foco na análise de grandes quantidades de dados

O conceito de Big Data já é presente nas grandes empresas e deve ganhar ainda mais ênfase. Basicamente, quanto mais informação um sistema é capaz de analisar, mais assertivas tendem a ser suas decisões. Se antes isso era um luxo, logo deve se tornar uma exigência.

3. Aceleração de todos os processos

Por fim, é bom lembrar que a demanda do público por velocidade e conveniência também está crescente. Qualquer desperdício de tempo e energia pode custar oportunidades dentro da indústria 4.0.

Agora que você entende melhor o que é a indústria 4.0 e como ela pode impactar seus negócios, é hora de se preparar. Apenas seguindo essas novas tendências você estará em posição de competir nesse novo mercado.

Achou esse artigo útil? Então, compartilhe-o em suas redes sociais e mostre como a nova indústria deve alterar o mercado.

E você pode acompanhar esta e outras notícias do mercado de confecções aqui ou em nossos canais no Facebook no Instagram e LinkedIn.

Apresentação IndustWeb Sistema para ConfecçãoPowered by Rock Convert
Nenhum comentário.

Deixe seu Comentário

Não perca mais nenhum conteúdo!

Cadastre-se em nosso blog e comece a receber conteúdos fresquinhos sobre indústria de confecção em seu e-mail