fbpx
Ciclo operacional e Ciclo financeiro

Entenda a importância do ciclo operacional e do ciclo financeiro

Powered by Rock Convert

Se você chegou a este artigo porque não entende a diferença entre ciclo operacional e ciclo financeiro, saiba que não está sozinho. Avaliar com profundidade situações operacionais e financeiras da indústria exige tempo e dedicação dos gestores.

Em parte, isso pode ser explicado pela complexidade dos ciclos em negócios desse tipo. O que gera uma enorme quantidade de detalhes operacionais e afasta a gestão do campo estratégico.

Neste conteúdo vamos diferenciar ciclo operacional e ciclo financeiro, demonstrando por que essa distinção é importante. Acompanhe!

O que é ciclo operacional?

Resumidamente, entende-se por ciclo operacional todo o tempo que transcorre desde a compra de matéria-prima, produção de determinado artigo e sua venda até o momento em que o pagamento chega ao caixa da empresa.

Repare que isso não é tão simples quanto parece. Em alguns casos, o período entre a venda e o pagamento pode ser enorme — situação que deve ser evitada.

A fórmula matemática que explica o ciclo operacional é a seguinte:

Ciclo operacional = prazo médio de estocagem (PME) + prazo médio de recebimento (PMR)

Por prazo médio de estocagem, entende-se todo o período que antecede a venda propriamente dita — a compra da matéria-prima, sua produção e o tempo médio que ela permanece no seu estoque.

O prazo médio de recebimento, por sua vez, é o período que transcorre desde a venda até o recebimento total do valor do produto.

Repare que a situação ideal para a indústria é diminuir o ciclo operacional ao mínimo, fazendo com que ele se repita o máximo possível ao longo do ano e movimente o caixa.

O que é ciclo financeiro?

O ciclo financeiro se relaciona ao ciclo operacional matematicamente, mas corre em paralelo a ele. Também conhecido como ciclo de caixa, esse é o prazo compreendido entre o pagamento dos fornecedores e o recebimento dos clientes.

Se o ciclo operacional diz respeito às mercadorias, sua produção e sua venda. O ciclo financeiro está relacionado à movimentação do dinheiro pelo caixa da empresa. A fórmula para o cálculo do ciclo financeiro é esta:

Ciclo financeiro = ciclo operacional – prazo médio de pagamento a fornecedores (PMPF)

Assim como acontece com o ciclo operacional, o ciclo financeiro também deve ser reduzido ao mínimo. Isso pode ser conseguido negociando prazos maiores para pagar os fornecedores. Criando mecanismos para que os clientes paguem mais depressa.

Ao evitar vendas a prazo (quando possível) e oferecer descontos para pagamentos à vista e outros, a empresa consegue reduzir o ciclo financeiro. Dessa forma, o caixa fica sempre positivo e o capital de giro é acumulado.

Ciclo operacional e ciclo financeiro: qual é a importância deles?

A complexidade da produção na indústria de confecção torna imprescindível o controle desses dois ciclos. Além disso, eles têm impacto direto no fluxo de caixa. Ao fazer isso, atingem também a capacidade do gestor tomar decisões com base nos números que a empresa produz.

Se você está em dúvida sobre como organizar o seu processo produtivo, regular prazos com fornecedores e clientes, aumentar o capital de giro e manter o controle sobre as contas da empresa, já sabe por onde começar.

Compreender e agir sobre o ciclo operacional e ciclo financeiro é um ótimo ponto de partida. Se falta tempo para colocar em prática decisões sobre essas e outras questões estratégicas, talvez seja hora de entender a importância de um software de gestão integrada. Veja o nosso artigo sobre o assunto!

Apresentação IndustWeb Sistema para ConfecçãoPowered by Rock Convert
Nenhum comentário.

Deixe seu Comentário





Não perca mais nenhum conteúdo!

Cadastre-se em nosso blog e comece a receber conteúdos fresquinhos sobre indústria de confecção em seu e-mail