fbpx
O que é giro de estoque e como calculá-lo na indústria de confecção?

O que é giro de estoque e como calculá-lo na indústria de confecção?

Powered by Rock Convert

Você sabe quantas vezes uma matéria-prima tem um giro de estoque? Deseja entender o que e como isso impacta a logística de sua confecção? Então, este texto é para você!

A indústria de confecção regularmente compra vários tecidos. Mas isso não significa que ela venda mais determinado produto. Muitas vezes, o excesso de compra e o baixo giro revelam problemas na gestão de estoque. Afinal de contas, como resolver?

Neste artigo você entenderá como o giro de estoque pode solucionar esse e outros problemas e também como pode otimizar a sua gestão de estoque. Vem conosco!

Entenda o giro de estoque e sua importância

O giro de estoque é uma medição importante que se relaciona ao desempenho da empresa. Ou seja, é um indicador que sinaliza a quantidade de vezes que o estoque está sendo renovado em determinado período. Essa definição é dos autores F. Roberts Jacobs e Richard B. Chase e está no livro Administração de Operações e da Cadeia de Suprimentos 13 ed., lançado pela AMGH Editora.

O giro é de suma importância para avaliar a necessidade de matéria-prima em um ano, por exemplo. Ao se tratar do estoque de produtos acabados, após finalizar a confecção e colocar o código de barra, é possível analisar a recorrência de pedidos para determinados produtos. Por meio do código a peça será rastreada até ser enviada para o cliente.

Outro fator relevante é que nem sempre uma determinada matéria-prima sai muito porque a produção é recorrente. Do mesmo modo essa mesma matéria-prima pode girar muito e ainda sim ter pouca produção.

Saiba calcular e monitorar a movimentação de estoque

Após entender o conceito da movimentação de matérias-primas e produtos, veja as variáveis para encontrar o giro de estoque.

  • informar o período, normalmente anual;
  • consumo/venda no mesmo período;
  • calcular o estoque médio;
  • giro de estoque = venda/estoque médio (quantidade ou valor).

Calcule por quantidade de matérias-primas ou por valores. Na segunda opção, você divide o faturamento total pelo custo de estoque médio nos mesmos períodos. É importante ressaltar que à medida que for realizando essa análise, você poderá compará-la com as épocas similares dos anos anteriores. Assim identifica o histórico da rotação e a mudança no comportamento dos seus clientes.

O cálculo do giro de estoque pode ser realizado pelo valor da venda ou pela quantidade média de estoque. De qualquer modo, o gestor calcula o estoque médio (a soma inicial dele com o estado final dividido por 2). Após identificar o estoque médio, ele divide as vendas pelo estoque médio.

É importante que o gestor balanceie o estoque. Já em relação ao estoque médio, não se esqueça de que quanto menor ele for, menos precisará investir em capital de giro para comprar matérias-primas.

Com isso, quanto maior o giro de insumos, melhor para a empresa. Por outro lado, aumenta os riscos de faltar matérias-primas e, por essa razão, o gestor deve sempre encontrar o equilíbrio e analisar os relatórios para identificar o período que ele precisará estocar mais matérias-primas.

Aprenda a estocar e tomar os cuidados para armazenagem

Para tanto existem medidas que auxiliam o gestor a otimizar o estoque e garantir a conservação das matérias-primas, dos insumos e produtos acabados. Os tecidos, por exemplo, exigem cuidados específicos. Por causa disso, recomendamos que eles sejam identificados com etiquetas e cadastrados em algum software para sempre que precisar, você conseguir rastrear e identificar a localização da matéria-prima. Além do mais, armazene-os longe da luz solar, de preferência em locais secos, em pé ou paralelos com as etiquetas visíveis.

No geral, o giro de estoque é um indicador que deve ser constantemente monitorado e reavaliado para o gestor ter ações mais assertivas em sua empresa. Além disso, também entendemos que o fluxo de estoque depende do estoque médio e de uma armazenagem eficiente de produtos conforme as especificidades.

Viu como o giro de estoque é importante em sua indústria de confecção? Aproveite e nos siga nas redes sociais, oferecemos outros conteúdos relevantes. Estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn.

Apresentação IndustWeb Sistema para ConfecçãoPowered by Rock Convert
Nenhum comentário.

Deixe seu Comentário





Não perca mais nenhum conteúdo!

Cadastre-se em nosso blog e comece a receber conteúdos fresquinhos sobre indústria de confecção em seu e-mail