fbpx
Conheça as diferenças entre gestão de estoque e armazenagem

Conheça as diferenças entre gestão de estoque e armazenagem

eBook 5 passos para evitar o excesso ou a falta de matéria-primaPowered by Rock Convert

Gestão de estoque e armazenagem são dois conceitos que se assemelham bastante. Por isso, muitas vezes são confundidos até mesmo entre quem trabalha nos setores, mas é importante saber diferenciá-los.

A gestão de estoque tem uma natureza mais estratégica, levando em conta a disponibilização de produtos; já a armazenagem tem caráter operacional. A partir dessa explicação, começamos a ver a diferença entre elas.

Quer saber mais sobre o assunto? Neste artigo vamos esclarecer não só os conceitos, mas dar dicas de como trabalhá-los para conquistar um diferencial competitivo! Acompanhe!

Diferenças entre gestão de estoque e armazenagem

Se a gestão de estoque é uma atividade estratégica, é porque o responsável precisa fazer o controle do abastecimento da linha de produção — incluindo as necessidades de matéria-prima — e assegurar que os produtos vão estar disponíveis para o mercado. Ele se responsabiliza por fazer a checagem dos itens dentro do estoque.

A armazenagem operacionaliza esse abastecimento. Os funcionários responsáveis devem receber os materiais, separar produtos, organizá-los nas prateleiras segundo as instruções e consolidar pedidos.

Dicas para desenvolver uma boa gestão de estoque e armazenagem

Essas atividades podem parecer simples à primeira vista, mas se você já tentou fazer o controle de um estoque, sabe que não é tão simples assim — principalmente em confecções mais complexas.

É preciso fazer com que elas estejam modernizadas e garantir um trabalho eficiente, com informações organizadas e adequadas. Confira as dicas que selecionamos para facilitar esse processo.

Busque automatização

A automatização é bem-vinda em qualquer ambiente de trabalho. Ela acelera os processos e permite melhor controle das tarefas. Na gestão de estoque e armazenagem, ajuda principalmente a identificar com facilidade quando os produtos estão em falta ou estão com baixas quantidades no estoque e a ganhar tempo na separação dos produtos para a logística.

A automatização permite integrar um sistema de gestão com a robótica responsável pelo manuseio das cargas, além de separar os pedidos digitalmente e utilizar esteiras de rolagem para alterar os produtos das prateleiras.

Mantenha a organização

Para controlar os produtos que faltam no inventário, a organização é uma estratégia que faz bastante diferença, sendo base para uma boa gestão de estoque. É a partir do bom emparelhamento de informações que um gestor consegue entender as demandas.

A padronização e a fácil localização dos itens são importantes para manter a quantidade dos itens em controle e devem levar em conta dados como quantidade, validade, peso, tamanho, tipo de produtos etc.

Fisicamente, o layout do estoque deve estar organizado para aproveitar melhor o espaço e evitar danos às mercadorias, facilitando a reposição dos itens.

Faça inventários

Fazer inventários é a atividade fundamental para o gestor de estoque ter controle da quantidade de itens. O ideal é que essa ação seja diária, atualizando as informações de acordo com o que está disponível em números de matéria-prima e produtos para venda.

Essa estratégia permite que o trabalho das equipes de produção seja aprimorado, além de estabelecer metas para cada produto. Isso ajuda também a saber quando investir esforços em determinado produto e a identificar o que tem mais demanda de mercado, evitando estoque parado.

Conte com ferramentas de gestão

Sistemas de informação ajudam a ter mais visibilidade dos produtos e das demandas. Por isso, é fundamental que você adote essas ferramentas na sua confecção. A precisão dos itens na estocagem gera uma série de insights não só para os gestores, mas para os setores mais analíticos da companhia, como o financeiro e as estratégias de ação da alta gerência.

Vale ressaltar que o trabalho conjunto entre as equipes de gestão de estoque e armazenagem facilita a contabilização dos itens. Nesse sentido, incentive os funcionários a manterem as informações sempre atualizadas para que todos tenham acesso real ao que acontece nos estoques.

O IndustWeb é um sistema ERP voltado especificamente para a indústria de confecção, oferecendo controle da produção interna e externa, além de outras funcionalidades — como a criação de fichas técnicas, cotações de preço e faturamento. Ele facilita o trabalho não só da gestão de estoque e armazenagem, mas de vários setores.

O que está esperando para solicitar o seu orçamento? Entre em contato e descubra todos os benefícios do IndustWeb!

Apresentação IndustWeb Sistema para ConfecçãoPowered by Rock Convert
Nenhum comentário.

Deixe seu Comentário





Não perca mais nenhum conteúdo!

Cadastre-se em nosso blog e comece a receber conteúdos fresquinhos sobre indústria de confecção em seu e-mail