Não perca 4 dicas de ouro para gestão de compras na confecção

Não perca 4 dicas de ouro para gestão de compras na confecção

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A gestão de compras na confecção tem função de extrema importância para garantir que os processos funcionem adequadamente. Desde a organização do estoque até a economia na aquisição de itens. Ela é o caminho certeiro para os melhores resultados. Por isso, deve ser feita com cuidado.

A atividade deve ser executada para garantir a competitividade de mercado e a economia de recursos a partir de estratégias comerciais. Faz parte das responsabilidades da equipe de gestão realizar a seleção dos fornecedores, a negociação de preços, a análise de custo-benefício e a análise das necessidades do estoque e matéria-prima, entre outras ações.

Se você precisa reestruturar a gestão de compras na confecção, confira as nossas 4 dicas a seguir!

 1. Faça o planejamento de compras

O acompanhamento da situação da demanda impacta bastante na hora de verificar as necessidades de estoque. O planejamento das compras deve ser feito de acordo com o fluxo das vendas, verificando a quantidade de cada item na confecção.

Você deve se atentar para os pedidos dos clientes e o que vende mais, fazendo uma estimativa de quais itens devem ser adquiridos. Isso evita a sobra e a falta de materiais no estoque. Verifique também questões como a sazonalidade na demanda e os contextos de mercado para evitar gastos desnecessários.

Uma dica é trabalhar com calendários para cada item, o que ajuda a visualizar melhor as questões que influenciam no fluxo de venda. No verão, por exemplo, roupas com mais decotes vendem mais, enquanto casacos e peças mais pesadas são mais buscadas no inverno.

2. Tenha fornecedores parceiros

Trabalhar com fornecedores de confiança é outra estratégia que faz diferença para a gestão de compras na confecção. O relacionamento dá mais garantia de que os produtos adquiridos sejam sempre de qualidade, bem como possibilita conseguir descontos e preferências na demanda.

Embora essa proximidade seja benéfica na hora de receber prioridade, nem sempre é possível contar com o mesmo fornecedor. Por isso, você precisa desenvolver laços com outras empresas, evitando surpresas desagradáveis no processo de compras.

Na hora de selecionar os seus fornecedores, verifique a qualidade dos materiais, a credibilidade dele no mercado, a variabilidade e disponibilidade dos produtos e a flexibilidade nas entregas.

3. Acompanhe as cotações

Conhecer os valores dos fornecedores ajuda na hora de estabelecer onde solicitar os itens para o seu estoque. Mesmo que você tenha os seus fornecedores de confiança, é possível que surjam novas opções diante da dinâmica de valores.

Acompanhe os valores trabalhados entre os principais fornecedores do mercado e, diante de uma oferta melhor, considere se realmente vale a pena. O preço é um fator importante na aquisição dos produtos, mas a qualidade também deve ser estudada!

4. Organize o estoque

Você sabe como está o seu estoque? Manter a organização e controle dos itens ajudam a identificar as necessidades da confecção e até mesmo entender onde focar os esforços da equipe.

De nada adianta ter uma noção da demanda e não saber quais são os itens em falta no estoque — ou mesmo onde localizar os materiais. Uma confecção com estoque desorganizado é incapaz de determinar o que realmente está em falta, porque alguns materiais podem estar no local errado.

Uma forma eficaz de solucionar essa questão é contar com um sistema de gestão eficiente e mantê-lo atualizado. A partir da plataforma, torna-se possível ter uma visão mais ampla dos itens, atividades e finanças da companhia, tudo reunido em um único lugar!

Está preparado para evoluir a gestão de compras na confecção? Se você seguir as dicas acima, vai conseguir ter melhor controle do seu negócio. Esta é só uma das formas de realizar aquisições mais inteligentes e relevantes. Confira também algumas sugestões para acabar com o estoque parado!

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