Ferramenta de PCP: como escolher as melhores?

Ferramenta de PCP: como escolher as melhores?

eBook Como bater as metas: uma dica para produzir mais e melhorPowered by Rock Convert

Neste artigo, escolhemos abordar o assunto das ferramentas de PCP, muito em função da importância que a racionalização do ciclo produtivo tem para a indústria de confecção. Sabemos também que é difícil intervir nesse ciclo quando a produção já está em curso.

Assim, vamos apresentar a você algumas opções de métodos para gerenciar a sua produção. O objetivo é sempre cortar custos, evitar desperdícios e aumentar a produtividade, muitas vezes evitando erros.

Leia este artigo até o fim para entender o que é PCP e conheça alguns métodos de controle produtivo que podem trazer inúmeros benefícios para a sua indústria!

O que é PCP e quais são suas vantagens

O Planejamento e Controle da Produção (PCP) é o ato de detalhar objetivos, custos, orçamento e análise da produção. Assim como outros mecanismos de controle fabris, ele tem como função otimizar a capacidade produtiva, gerando mais resultados e reduzindo custos, sem sobrecarregar os colaboradores.

Obviamente, quanto mais eficiente for o planejamento da produção, mais vantagens ele trará em médio e longo prazos. Mas a eficiência do método depende da implantação, seguida do monitoramento contínuo e de testes. É assim que aprendemos mais sobre o ciclo produtivo e aperfeiçoamos o PCP.

3 ferramentas de PCP para você escolher

Há diversos métodos para aplicar esse planejamento na sua produção, desde anotações feitas em papel até softwares complexos que exibem números em formato dashboard.

No entanto, como algumas dessas opções tecnológicas foram criadas a partir de métodos manuais que já existiam, vale a pena conferir os dois tipos. Abaixo, listamos algumas soluções não digitais de muito fácil implementação.

Kanban

O método Kanban é talvez o mais simples desta lista. Funciona com a organização de pequenos cartões — também conhecidos como “post-its” — em um quadro. Nesse quadro, ficam 3 colunas: “a fazer”, “em andamento” e “feito”.

Ótimo para processos simples —  que envolvam tarefas da rotina administrativa, por exemplo —, o Kanban pode ser pouco para organizar um ciclo complexo de produção industrial.

Poka-Yoke

Essa metodologia, criada pelo executivo da Toyota Shigeo Shingo, é uma poderosa ferramenta para encontrar erros em processos produtivos sofisticados. Ele se baseia em algumas etapas que, se aplicadas para erros mais comuns de uma cadeia de produção, podem erradicá-los com muita facilidade.

O Poka-Yoke se divide em etapas de prevenção e detecção dos erros, sempre dando mais importância à primeira. Afinal, evitar um erro é mais barato que corrigi-lo, o que reduz desperdícios.

Assim, são levantadas as possíveis falhas, além de compreendidos e analisados diversos processos que poderiam solucioná-las. Dentre esses processos, são privilegiados aqueles que forem indiscutivelmente mais simples e eficientes.

Kaizen

O Kaizen também foi criado no Japão. Segundo sua filosofia, tanto na vida pessoal como profissional, é possível que todos façamos uma avaliação contínua dos processos e coloquemos nosso foco em melhorá-los gradativamente.

Assim, essa metodologia propõe ser possível implantar pequenas melhorias diárias na indústria, de modo a reduzir custos e aproveitar melhor o tempo dos colaboradores. O Kaizen parte do pressuposto de que, se feitas de modo gradual, as otimizações não vão ser sentidas como difíceis ou custosas de implantar.

O Planejamento de Controle de Produção é o melhor caminho para entender, racionalizar e intervir positivamente nos seus processos produtivos. É por meio das ferramentas de PCP que conseguimos essas melhorias de uma maneira inteligente e prática.

Mas a implantação desse tipo de planejamento não se limita ao uso das ferramentas listadas neste texto. Conheça mais algumas dicas para melhorar o seu PCP nesse outro artigo do nosso blog. Boa leitura!

Apresentação IndustWeb Sistema para ConfecçãoPowered by Rock Convert
Nenhum comentário.

Deixe seu Comentário

Não perca mais nenhum conteúdo!

Cadastre-se em nosso blog e comece a receber conteúdos fresquinhos sobre indústria de confecção em seu e-mail