Endomarketing: saiba como melhorar a produtividade na indústria

Endomarketing: saiba como melhorar a produtividade na indústria

eBook Como bater as metas: uma dica para produzir mais e melhorPowered by Rock Convert

Você sabe o que é endomarketing? Saiba que essa estratégia pode ser muito importante para diversas indústrias, e seu objetivo principal é melhorar a imagem da empresa internamente por meio de campanhas voltadas para os colaboradores. 

O seu foco é manter toda a equipe motivada e, dessa forma, reduzir a rotatividade do quadro de funcionários. Essa troca constante diminui o engajamento e prejudica o trabalho da equipe. 

De modo geral, não ter conhecimento sobre os procedimentos da empresa ou como as suas ações impactam o coletivo são os principais desmotivadores. 

Segundo pesquisa da Gallup, cerca de 65% dos funcionários que pediram o desligamento do seu antigo trabalho o fizeram por não se sentirem devidamente reconhecidos dentro da empresa.

Sabendo disso, preparamos este conteúdo explicando o que é endomarketing e mostrando como essa estratégia, aliada a uma boa gestão empresarial, podem trazer mais resultados para indústria. Confira!

Saiba como o endomarketing funciona

Endomarketing se refere a um conjunto de ações tomadas visando melhorar a imagem da empresa entre os colaboradores. Garantir a satisfação e reduzir a troca de funcionários melhora o ambiente de trabalho.

Geralmente, as ações do setor de marketing nas empresas e indústrias é responsável por promover a marca para o seu público-alvo, não é? No caso do endomarketing esse público se encontra dentro da própria empresa.

Assim como um comercial de carros procura gerar desejo dos consumidores, o endomarketing trabalha para que os colaboradores se sintam atraídos e engajados pelos processos da empresa, desde a criação do projeto, a blindagem dos carros e a entrega do produto pronto. 

A Toyota é um grande exemplo da utilização do endomarketing! As suas ações de divulgação interna visam trabalhar o relacionamento com os colaboradores de forma positiva, buscando ser uma referência nessa área.

Após a contratação de um novo colaborador, a pessoa passa por um processo de treinamento durante 5 meses, aprendendo sobre a cultura da Toyota e tudo o que envolve a produção dos carros.

Dessa forma, o colaborador inicia os trabalhos completamente integrado às rotinas da empresa e se sente parte ativa da equipe, se dedicando às suas atividades.

Conheça os benefícios de se trabalhar com endomarketing

Inicialmente, para aplicar a estratégia de endomarketing é necessário compreender o seu funcionamento, mas adianto que todos os negócios podem utilizar!

Por exemplo, se você comercializa box para banheiro, possui um setor de atendimento, vendas e estoque, não é mesmo? Por isso precisa manter essa equipe motivada, sendo o endomarketing uma boa forma de fazer isso. Seus serviços podem trazer os seguintes benefícios: 

Os colaboradores se mantém motivados

O endomarketing é uma grande ajuda na motivação dos funcionários. Isso porque, com constantes divulgações internas de projetos a empresa se mostra aberta à ideias e melhorias dos funcionários. 

Isso faz com que os colaboradores se sintam mais felizes, tornando o ambiente profissional mais agradável.

A produtividade é otimizada

Essa motivação impacta diretamente na produtividade. Isso porque, um ambiente de trabalho com colaboradores satisfeitos faz com que executem suas tarefas da melhor forma, se mantendo proativos e buscando resultados. 

Pensando no setor de vendas, essa pode ser a resposta de como vender mais e atingir novos clientes, por exemplo.

É possível reduzir a troca de funcionários

Funcionários satisfeitos com o ambiente profissional trabalham sem pretensão de deixar o local. As práticas de endomarketing diminuem essa rotatividade e mantém a equipe inserida no ambiente profissional. 

Assim, o colaborador passa a pensar não só em salário, mas na sua importância na empresa como um todo.

Um ambiente de trabalho de qualidade

Em todos os cargos e funções existem os momentos estressantes do trabalho. No entanto, algo que não pode ser uma preocupação para os colaboradores é o ambiente profissional.

Por isso, um local que se preocupa com a saúde mental dos funcionários é mais agradável e reduz o stress que ocorre naturalmente nos escritórios.

Consiga mais resultados para a sua indústria

Como vimos ao longo deste conteúdo, o endomarketing é uma das melhores formas de aumentar a produtividade na indústria. As ações buscam engajar os funcionários por meio de propagandas internas.

Essa ação reduz a rotatividade de funcionários e os mantém motivados em seus ambientes profissionais, algo que como consequência, cria um ambiente de trabalho mais saudável e focado na produção de todos. 

Entendendo os conceitos do endomarketing, o que acha de aplicá-lo na sua indústria? Essa estratégia ajuda na imagem interna e deixa os colaboradores felizes, resultando em um desempenho maior e consequentemente melhores resultados.
Esse artigo foi escrito por André de Angelo, redator do Soluções Industriais.

Apresentação IndustWeb Sistema para ConfecçãoPowered by Rock Convert
Nenhum comentário.

Deixe seu Comentário

Não perca mais nenhum conteúdo!

Cadastre-se em nosso blog e comece a receber conteúdos fresquinhos sobre indústria de confecção em seu e-mail