Como identificar desperdício na sua confecção? Confira aqui

Desperdício na confecção como identificar? Confira aqui

eBook Como bater as metas: uma dica para produzir mais e melhorPowered by Rock Convert

Reduzir custos é um dos principais objetivos de qualquer empresa. Uma das formas de atingir esse propósito é evitar o desperdício na indústria de confecção. Existem diversos fatores que contribuem para a perda de materiais, como planejamento de produção ineficaz, falta de controle dos itens em estoque e muitos mais.

A seguir, mostramos de que forma é possível identificar as razões para o desperdício e como o uso da tecnologia ajuda a otimizar os processos e evitar a perda de materiais. Continue a leitura!

Confira como identificar os desperdícios na produção da sua confecção

O primeiro passo para evitar o desperdício é entender quais são os fatores que causam o problema. Portanto, é preciso avaliar todas as etapas de produção para identificar em qual delas há a maior quantidade de perdas.

Por exemplo, em uma confecção, é preciso aproveitar ao máximo o comprimento e a largura dos tecidos na hora de fazer o corte. Por isso, é importante fazer um planejamento do posicionamento dos moldes no tecido. Dessa forma, evita-se o desperdício do material.

Confira, agora, algumas ações que ajudam a evitar o desperdicio na sua confecção.

Coletar dados

O processo de produção na indústria têxtil é bem variável, pois cada item tem características diferentes, como o tipo de tecido utilizado, os materiais complementares necessários etc. Em função disso, é importante coletar a maior quantidade possível de informações sobre a confecção dos produtos.

Isso contribui para otimizar o setor de compras, que terá informações mais precisas sobre as necessidades para a produção. Além disso, é possível fazer uma estimativa com relação à demanda, aos melhores períodos de vendas e outras avaliações necessárias para evitar a perda de insumos.

Avaliar o estoque da confecção

Ter um controle efetivo do estoque ajuda a evitar o desperdício, tanto com relação à compra desnecessária de materiais quanto a fazer um melhor aproveitamento do que já está disponível.

Por isso, é essencial avaliar como é feita a gestão de estoque, desde os itens necessários para a produção até o controle sobre os produtos produzidos. Dessa forma, evita-se a perda de materiais e a confecção desnecessária de mercadorias.

Criar e monitorar indicadores de desperdício

A utilização de indicadores é importante para mensurar diversos processos na empresa, como acompanhar os resultados de vendas, verificar índices de produção e muito mais. Por isso, os índices devem ser criados e monitorados constantemente. Dessa forma, podem ajudar a gestão nas tomadas de decisão sobre as melhores formas de reduzir o desperdício.

A tecnologia funciona como uma grande aliada para evitar perda, prejuízo e desperdício na confecção. Fazer todos esses controles de forma manual é uma tarefa extremamente trabalhosa e passível de erros.

Com o uso da tecnologia, há maior agilidade na execução de inúmeras tarefas, como no controle de estoque, em que há o acompanhamento dos itens desde o momento da entrada até que sejam utilizados na linha de produção.

A utilização de um sistema ERP, por exemplo, oferece recursos como o controle de produção, de estoque, de cotação de preços e muito mais. Essas funcionalidades ajudam a monitorar o processo de fabricação e, como consequência, reduzir o desperdício de recursos.

Além disso, a ferramenta ajuda a monitorar os indicadores e manter os processos organizados, pois facilita o monitoramento em todas as etapas de produção, o que é essencial para identificar os pontos em que podem existir falhas.

Como vimos, existem algumas ações que ajudam a evitar o desperdício na produção industrial, como fazer um bom controle de estoque, coletar dados e acompanhar os indicadores. Uma forma de agilizar esse processo é contar com o apoio da tecnologia, que oferece uma série de recursos que facilita o acompanhamento da cadeia produtiva.

Gostou do nosso conteúdo sobre como evitar o desperdício? Então, leia também este artigo sobre como otimizar o tempo com eficiência na indústria de confecção!

Apresentação IndustWeb Sistema para ConfecçãoPowered by Rock Convert
Nenhum comentário.

Deixe seu Comentário

Não perca mais nenhum conteúdo!

Cadastre-se em nosso blog e comece a receber conteúdos fresquinhos sobre indústria de confecção em seu e-mail