Como utilizar o PCP na criação de coleção de moda? Entenda

Como utilizar o PCP na criação de coleção de moda? Entenda

eBook Como bater as metas: uma dica para produzir mais e melhorPowered by Rock Convert

A criação de coleção de moda envolve uma série de atividades e processos que devem ser acompanhados de perto para garantir o sucesso na produção. Por isso, o PCP — Planejamento e Controle de Produção — é uma ferramenta que deve ser seguida à risca pela empresa, desde a etapa inicial de desenvolvimento e modelagem do produto até a sua confecção e venda.

Entretanto, essa ferramenta deve ser utilizada da maneira correta, para que todo o seu potencial seja explorado e ela cumpra o seu papel que é o de organizar o processo de produção. A seguir, mostramos como o PCP funciona na confecção de moda e de que forma ele deve ser utilizado. Continue a leitura!

Entenda como funciona o PCP na confecção de moda

A função do PCP é a de facilitar o planejamento e o controle da produção de produtos. Trata-se de uma ferramenta que deve estar integrada entre os diversos setores da empresa, para facilitar a gestão e o processo de criação e desenvolvimento das mercadorias, pois permite uma visão global sobre o fluxo de produção.

Saiba quais são os elementos que o PCP considera

O planejamento da produção começa muito antes de comprar os materiais para confeccionar a coleção. Confira os principais elementos que devem ser observados.

Layout da planta da fábrica

Um ponto importante para agilizar o processo de produção é pensar no layout da fábrica, de modo que seja possível ter um bom aproveitamento de fluxo. Portanto, é preciso definir localizações estratégicas para que o processo de fabricação seja linear.

Mão de obra mecânica e humana

Outro fator que é preciso considerar é o tipo de mão de obra. Um bom planejamento considera o volume ideal tanto para a mão de obra mecânica quanto para a humana, de forma que a produção seja a mais adequada.

Conheça as etapas que compõem o processo de manufatura dos produtos

O PCP é formado por uma série de etapas que devem ser seguidas para garantir o controle da produção:

  • previsão de demanda: trata-se de uma avaliação sobre o quanto é preciso produzir e quais os materiais necessários;
  • planejamento da capacidade produtiva: uma análise sobre a capacidade de produção com base na demanda estimada;
  • planejamento agregado da produção (PAP): trata-se da definição sobre como será feito o planejamento de fabricação, com base em outros fatores, como volume a ser produzido, o número de funcionários etc.;
  • programação detalhada da produção (PDP): planejamento e definição das atividades referentes à confecção, ou seja, o gerenciamento dos materiais e dos processos de fabricação;
  • controle de produção: acompanhamento de todo o processo para identificar falhas e necessidades de adequação.

Quais são os benefícios do controle da criação de coleção de moda

A implantação do PCP na confecção tem o objetivo de otimizar e controlar o processo de produção e proporciona uma série de benefícios.

Auxilia na tomada de decisões

Com base em todas as etapas que devem ser acompanhadas durante o processo de fabricação, é possível ter uma visão ampla sobre todo o fluxo de desenvolvimento, o que permite que a gestão tenha informações relevantes para a tomada de decisões.

Ajustes de prazos de produção

Com um bom planejamento é possível estimar de maneira adequada os prazos e capacidade de produção. Dessa forma, pode-se evitar atrasos e acompanhar as etapas de confecção.

Redução de custos

Com o processo de produção bem definido é possível estimar com precisão a quantidade de materiais e recursos necessários no desenvolvimento da coleção. Dessa forma, pode-se evitar o desperdício de materiais e otimizar o tempo dos recursos humanos, por exemplo.

O PCP é uma ferramenta essencial para o controle na criação de coleção de moda. Sua utilização conta com diversas etapas, que vai desde a previsão de demanda ao controle de produção. Além de proporcionar diversos benefícios, como ajudar na tomada de decisões, no controle de prazos e redução de custos.

Agora que você já sabe como o PCP é importante em uma confecção, compartilhe este artigo com seus amigos em suas redes sociais para que eles saibam também! 

Apresentação IndustWeb Sistema para ConfecçãoPowered by Rock Convert
Nenhum comentário.

Deixe seu Comentário

Não perca mais nenhum conteúdo!

Cadastre-se em nosso blog e comece a receber conteúdos fresquinhos sobre indústria de confecção em seu e-mail