Cotação de preços: confira como fazer de forma eficiente

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O valor que uma empresa paga por material de trabalho e outros componentes vitais para seu funcionamento é um fator vital para seu desempenho. Uma vez estabelecido o nível de qualidade desejado, o próximo passo é buscar a melhor cotação de preços para estes produtos, minimizando os custos de manutenção da empresa.

Saber como tornar essa cotação mais eficiente é um passo importante no crescimento de qualquer negócio. Ao otimizar suas despesas nas compras com fornecedores, você libera recursos para outras áreas, além de poder aumentar sua margem de lucro ou ter um preço mais competitivo no mercado.

Quer descobrir como fazer a cotação de preços de forma mais eficiente em sua empresa? Então confira estas dicas que trouxemos para você.

Faça múltiplas cotações

Digamos que você sai para fazer compras, mas está com um orçamento bem limitado. Você tem uma lista de coisas que precisa trazer para casa e tem algumas opções de lojas onde procurar. Qual é a sua melhor atitude aqui?

Provavelmente você vai olhar cada uma das lojas e comparar diferentes opções, não é? Em outras palavras, você faz mais de uma cotação para sua lista de compras, escolhendo aquela que tem a melhor relação entre custo e benefício, mas sem sacrificar a qualidade desejada. O mesmo princípio pode ser aplicado em sua empresa.

Evite ter um único fornecedor

Contar com apenas um fornecedor deixa você a mercê de vários problemas. Se algo der errado com ele, você não terá a quem recorrer rapidamente. Qualquer atraso na produção ou perda de qualidade pode gerar consequências sérias para seu trabalho, além de ser mais difícil de reparar.

Para não cair nesse tipo de problema, o melhor a fazer é ter outros fornecedores na sua lista. Dessa forma, se um deles começar a não atender às suas expectativas, você pode simplesmente mudar para o próximo com mais facilidade, minimizando qualquer perda.

Sempre negocie

Um dos maiores erros de muitas pessoas na cotação de preços é aceitar a primeira oferta que cai na sua frente. Em geral, isso significa aceitar um preço mais elevado que a média. Naturalmente, não é esse o negócio que você quer fazer. Via de regra, você deve sempre pechinchar um pouco mais antes de aceitar. Um pouco de conversa pode render bastante nessa hora.

Analise os resultados ao longo do tempo

A cotação de preços pode mudar com o tempo, especialmente se você usa produtos mais sazonais em seu negócio. Sendo assim, para poder manter um valor otimizado, você precisa rever e comparar cotações ao longo do tempo, além de ter um bom controle de estoque. Dessa forma, você encontra oportunidades para conseguir preços melhores, aumentando a rentabilidade do seu negócio e evitando algumas perdas.

Agora que você entende melhor a importância da cotação de preços para sua empresa, pode começar a fazê-la de maneira mais eficiente. Na realidade, ter uma ferramenta que auxilie você nesse processo também faz toda a diferença, especialmente se você estiver fazendo comparações bem complexas.

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