Controle de ordens de produção: por que se preocupar?

Controle de ordens de produção: por que se preocupar?

eBook Como bater as metas: uma dica para produzir mais e melhorPowered by Rock Convert

Uma indústria de confecção têxtil precisa ter sincronia entre os setores para que a produção seja feita adequadamente, sendo a centralização das ordens muito importante nesse sentido. Isso porque o controle de ordens de produção permite que todos estejam alinhados com as demandas e as entregas.

Mesmo essa centralização depende de uma gestão eficaz, com as ferramentas necessárias para estabelecer um bom planejamento. A ordem de produção é essencial para que os gestores possam ter o controle da indústria têxtil, entendendo o ritmo de trabalho e as especificações da entrega.

Para que você possa entender como melhorar a sua confecção, desenvolvemos este artigo especial sobre o assunto. Acompanhe!

O que são ordens de produção?

Essas ordens são comandos que ajudam a guiar o processo de gestão da produção, estabelecendo as especificações da demanda. Trata-se de um documento que indica pelo menos as três informações a seguir:

  • descrição do item de produção, com o código do item;
  • quantidade necessária de produção, usando a unidade de medida principal;
  • data de entrega determinada para a demanda.

Além dessas informações básicas, uma ordem de produção pode incluir também as listas de materiais e de empenhos, os roteiros de operações e recursos, as documentações relevantes, a data de início planejada, entre outros dados.

Determina-se que cada tipo de item e cada demanda tenham a sua ordem de produção. Um mesmo item que tenha dois ciclos de entrega, por exemplo, precisa ter duas ordens.

Qual a sua importância em uma indústria têxtil?

Na indústria de confecção têxtil, bem como na maioria das indústrias no geral, o controle de ordens de produção é essencial para alimentar um processo de gestão eficiente, mantendo a harmonia desde o planejamento do processo até a gestão de compras e o controle de estoque.

Uma indústria têxtil sem ordens de produção tende a ter atrasos nas entregas e desestruturação em todo o processo. Isso leva também à perda de materiais, a confusões nas quantidades de itens para produção, ao descontrole de estoque, às paradas de máquinas sem necessidade e muito mais.

Para evitar esses e outros problemas, a sua indústria precisa inserir o controle de ordens de produção no sistema, organizando as demandas e as informações dos processos.

Como realizar o controle de ordens de produção?

Esse controle pode ser feito com o apontamento das etapas de produção, listando e informando cada ciclo de operação. Ao identificar o início e o fim de cada etapa, é possível visualizar o andamento da ordem, bem como saber o que já foi feito e o que falta terminar.

Ou seja, os apontamentos permitem que os gestores saibam detalhadamente como está a ordem de produção. Além do acompanhamento, eles conseguem comparar se o ritmo está de acordo com a programação para a entrega, ganhando insights para criar estratégias de melhorias.

A geração das ordens de produção varia conforme as necessidades do modelo da indústria. Para demandas sob encomenda, ela é feita a partir dos pedidos de venda. Na produção de estoques, é o planejamento que dita as regras, de acordo com a previsão de vendas.

No entanto, é necessário ter no sistema de produção um software que possa gerar as ordens, como o IndustWeb. A vantagem é que o nosso ERP também favorece a confecção têxtil de várias outras formas, como a criação de fichas técnicas.

Vale lembrar que um controle ineficaz pode trazer muitas perdas para o seu negócio, tal qual é a importância do controle de ordens de produção. Confira o nosso e-book com os principais prejuízos causados pela falta desses comandos na indústria têxtil!

Apresentação IndustWeb Sistema para ConfecçãoPowered by Rock Convert
Nenhum comentário.

Deixe seu Comentário

Não perca mais nenhum conteúdo!

Cadastre-se em nosso blog e comece a receber conteúdos fresquinhos sobre indústria de confecção em seu e-mail