Como tornar minha empresa sustentável? Confira nossas 5 dicas

Como tornar minha empresa sustentável? Confira nossas 5 dicas

eBook Como bater as metas: uma dica para produzir mais e melhorPowered by Rock Convert

Com a evolução tecnológica, um tipo de consumidor mais consciente e exigente surgiu. Ele, claro, continua buscando os melhores preços e formas de pagamento, mas também se envolve ideologicamente com as marcas — por exemplo, priorizando uma empresa sustentável.

Assim, a preocupação com o meio ambiente se torna não apenas uma boa ação, mas um diferencial para conquistar novos mercados consumidores. No caso das indústrias de confecção do vestuário, em vista do volume de produção, esse tema assume grandes proporções.

No artigo de hoje, daremos algumas dicas para você responder a pergunta “como tornar minha empresa sustentável”. A maior parte delas não envolve grandes gastos e pode até gerar economia. Acompanhe!

1. Troque o papel por documentos eletrônicos

Não é apenas uma questão de economia de recursos naturais, mas de organização da empresa. Manter os documentos eletronicamente, enviando-os a servidores remotos, faz muita diferença.

Você acaba com os tradicionais espaços de almoxarifado, evita perda de informações e acha tudo que precisar com uns poucos cliques. Além disso, ainda contribui para que menos árvores sejam derrubadas e evita os danos ao meio ambiente que todo o processo de produção do papel ocasiona.

2. Procure problemas na infraestrutura da empresa

Muito do desperdício e poluição do meio ambiente acontece quando há descuido com os detalhes na indústria. Por exemplo: lixo que deveria ser separado, mas não é; ar-condicionado sem manutenção e outros.

Um grande vilão da poluição é o plástico, então compensa repensar a infraestrutura da empresa no que diz respeito à substituição desse material por outros. Ou, como tanto se faz atualmente, reutilizar garrafas e reciclar, reincorporando o uso do plástico em embalagens de formas diferentes.

3. Faça gerenciamento dos resíduos

O recurso natural que mais corre risco no planeta, atualmente, é a água, e os resíduos líquidos despejados em águas correntes são os grandes responsáveis pela morte da fauna e flora aquáticas de certas regiões.

Procure se informar sobre a destinação correta desses resíduos e aplique as medidas sugeridas pela legislação na sua indústria de confecção. O futuro do planeta também depende dela.

4. Busque parceiros e fornecedores sustentáveis

Muitas vezes, a boa vontade para com o meio ambiente encarece certos processos. Isso, por sua vez, dificulta um pouco as coisas para quem é ecologicamente correto, já que essas empresas acabam perdendo certas vantagens competitivas.

Ao buscar parceiros e fornecedores sustentáveis, você dará uma grande contribuição para reverter essa lógica. Então, além de tornar a sua produção livre de ações ecologicamente incorretas, priorize manter contatos profissionais com outras empresas que fazem o mesmo.

Isso é particularmente importante no momento de escolher de quem comprar a matéria-prima das confecções: o tecido.

5. Utilize móveis ecologicamente corretos

Voltando à questão da utilização do plástico, há diversas alternativas viáveis a esse material. Elas não são necessariamente mais caras, inclusive.

O plástico é um dos derivados de um tipo de óleo extraído do refino do petróleo. Este, por sinal, é outro recurso natural não renovável que tem se tornado escasso nos últimos anos. Assim, à medida que o petróleo acaba, o plástico se torna mais caro.

Não serão esses os melhores argumentos para substituir esse tipo de material nos móveis da sua empresa? É possível dar conforto e boas condições de trabalho aos colaboradores, mantendo a produtividade com mesas e cadeiras sustentáveis.

O seu consumidor está mais exigente e consciente. Que tal assimilar esse espírito, aprimorar os processos e, de fato, se questionar: como tornar minha empresa sustentável? As futuras gerações agradecem!

Se quiser se aprofundar nos aspectos sustentáveis do mundo industrial, não deixe de ler também o nosso artigo sobre sustentabilidade na indústria de confecção!

Apresentação IndustWeb Sistema para ConfecçãoPowered by Rock Convert
Nenhum comentário.

Deixe seu Comentário

Não perca mais nenhum conteúdo!

Cadastre-se em nosso blog e comece a receber conteúdos fresquinhos sobre indústria de confecção em seu e-mail