fbpx
4 dicas de como melhorar o fluxo de caixa na indústria de confecção

4 dicas de como melhorar o fluxo de caixa na indústria de confecção

Powered by Rock Convert

A falta de dinheiro é uma das causas de falência nas empresas. Com isso é de suma importância você aprender como melhorar o fluxo de caixa na indústria de confecção. Ainda que aparentemente tudo esteja bem, somente uma análise minuciosa ditará o diagnóstico preciso.

O fato é simples, se faltou dinheiro para pagar os seus colaboradores, você está com problema nas movimentações financeiras em sua indústria. A solução é adotar estratégias eficientes e práticas.

Você sabe como gerenciar o fluxo de caixa na sua indústria de confecção? Nas próximas linhas você entenderá o que é isso e quais são as 4 dicas para você aplicar e garantir a lucratividade da sua empresa.

Entenda como melhorar o fluxo de caixa de uma empresa

O fluxo de caixa é exatamente o processo da entrada de dinheiro por meio dos recebimentos e de saída para pagamentos de custos fixos e variáveis. Ele serve para cobrir os eventuais sangramentos em uma indústria como: a compra de matérias-primas, pagar o combustível para entregas de peças, pagar impostos, energia entre outros.

Um orçamento de fluxo de caixa bem preparado é tudo de que você precisa para conduzir sua empresa de maneira rentável. A frase é do administrador David H. Bangs Jr., no seu livro o Guia Prático: administração financeira, distribuído pela NBL Editora. Isso de fato é verdade, porque se o gestor entender o papel do fluxo de caixa ele vai programar melhor os seus custos fixos e variáveis.

Saiba como fazer o fluxo de caixa de uma empresa

A gestão do fluxo de caixa deve ser realizada dentro de um determinado período. Vai depender dos objetivos e metas que o empresário estabeleceu previamente. Podemos definir que ele é composto por quatro variáveis:

  • saldo inicial — valor inicial (geralmente o resultado do capital de giro);
  • entradas compostas pelas receitas — recebimentos de venda a prazo, empréstimos, recebimentos à vista;
  • saídas das despesas e custos — salários de colaboradores, impostos, pagamento de fornecedores, parcelas de empréstimos;
  • saldo final — positivo ou negativo.

Confira 4 dicas para aperfeiçoar o fluxo de caixa

Se durante o exercício o resultado do seu fluxo ficar negativo, não se desespere existem estratégias para reverter o quadro e a indústria voltar a ganhar mais vantagem competitiva. Preparamos essas 4 dicas para melhorar o saldo negativo do seu caixa.

1.Adotar a tecnologia para monitorar as entradas e saídas

A primeira dica é o gestor realizar todo o processo por meio de sistemas confiáveis e automatizar as entradas e saídas. Além disso, acompanhar se vai ter dinheiro disponível no caixa para honrar os compromissos. Isso determina se a empresa terá condições em investir em maquinários, por exemplo.

2.Controlar o estoque

A segunda dica é controlar o estoque. Não adianta, sempre batemos nesta tecla, porque realmente acreditamos que isso faz a diferença. O mínimo do estoque de matérias-primas deve ser exatamente o necessário para atender as demandas da ordem de produção. No entanto, isso só é possível mediante a integração dos setores de vendas e financeiro.

3. Antecipar os pagamentos dos clientes

A terceira dica é válida em qualquer cenário do fluxo de caixa. Ela é para evitar a falta de dinheiro em caixa. Sabe aquelas vendas que você pode conceder um desconto para o pagamento a vista? Faça isso que a tendência é você sempre ter saldo em seu caixa.

4. Renegociar com os fornecedores

A quarta dica é você negociar os seus pagamentos com fornecedores. Programe os seus compromissos com terceiros para o dia que tiver dinheiro disponível, sem chegar ao limite dos valores. Podemos citar ainda, dentro da mesma dica, comprar exatamente o que necessita para a confecção de roupas utilizando uma ficha-técnica bem elaborada.

Com o fluxo de caixa saudável, o gestor consegue realizar um planejamento orçamentário, acompanhar as receitas, os investimentos e custos de curto, médio e longo prazo. Logo ele consegue executar e programar melhor, suas estratégias para o crescimento de sua indústria.

Viu como melhorar o fluxo de caixa na indústria de confecção? Se gostou do artigo compartilhe essas dicas com os seus amigos nas redes sociais.

Apresentação IndustWeb Sistema para ConfecçãoPowered by Rock Convert
Nenhum comentário.

Deixe seu Comentário





Não perca mais nenhum conteúdo!

Cadastre-se em nosso blog e comece a receber conteúdos fresquinhos sobre indústria de confecção em seu e-mail