fbpx
Afinal, você sabe como lidar com a gestão de conflitos?

Afinal, você sabe como lidar com a gestão de conflitos?

Powered by Rock Convert

Administrar os problemas internos ajuda a otimizar a produção, já que a comunicação entre os trabalhadores se torna mais fluida. Ou seja: além de evitar animosidades, também é um ótimo recurso para melhorar a gestão da empresa como um todo.

Mas, afinal, o que é gestão de conflitos? Como é possível atuar de forma preventiva e evitar animosidades na empresa? É o que vamos explicar neste artigo. Ficou interessado? Então continue a leitura!

Entenda o que é gestão de conflitos

A gestão de conflitos é um setor da empresa que atua na administração de divergências e desentendimentos entre funcionários, colaboradores e equipes de uma organização.

Ao contrário do que se pode imaginar, essa divisão não realiza apenas a mediação de conflitos já existentes. Ela também é responsável pelo desenvolvimento e execução de estratégias preventivas para evitar problemas entre os indivíduos da empresa.

Conheça as principais razões para conflitos internos

Para garantir o bom funcionamento desse setor, é preciso, antes de qualquer coisa, identificar as causas dos conflitos internos. Abaixo, listamos algumas delas. Confira!

Mudanças no mercado

Um dos fatores que pode gerar conflitos internos é a dificuldade da empresa se adaptar a mudanças no seu mercado de atuação. Ainda que a origem do problema seja externa, ele pode provocar situações estressantes dentro da organização, que prejudicam o relacionamento entre os colegas de trabalho.

Mudanças organizacionais

Já as mudanças organizacionais estão relacionadas a demissões e reestruturações na empresa. Tais situações podem causar uma grande insegurança entre os funcionários, o que pode representar uma fonte de conflitos.

Recursos limitados

A falta de recursos também pode provocar conflitos dentro da empresa, já que limita a produtividade dos funcionários e colaboradores.

As limitações podem estar relacionadas tanto aos recursos financeiros quanto aos recursos humanos. Como resultado, as equipes ficam sobrecarregadas, às vezes gerando longas jornadas de trabalho. Com isso, os colaboradores sentem-se mais cansados, o que resulta na insatisfação e descontentamento dos trabalhadores.

Insatisfação com o clima organizacional

Um clima organizacional tóxico também é um elemento que pode causar atritos na empresa. Isso ocorre quando não há uma estratégia de gestão de pessoas eficiente na empresa e quando o diálogo aberto e transparente não é incentivado, gerando boatos e fofocas no ambiente empresarial.

Choque entre metas e objetivos

Outro elemento que provoca conflitos na empresa é quando não há sintonia entre os departamentos para alcançar as metas e objetivos propostos pela organização. Isso ocorre devido a falhas no planejamento estratégico, que muitas vezes prioriza ações emergenciais em vez de focar em ações sustentáveis de longo prazo.

Saiba como realizar a gestão de conflitos

Identificar as causas dos conflitos internos é o primeiro passo para uma gestão de conflitos eficiente. Além disso, é preciso que o time responsável por esse setor desenvolva estratégias que incentivem uma comunicação clara e transparente entre os funcionários e dirigentes da empresa. Isso pode ser feito por meio de treinamentos, ações de endomarketing e dinâmicas internas.

E então, gostou das nossas dicas? Então não deixe de assinar a nossa newsletter para receber todos os nossos conteúdos diretamente em sua caixa de entrada!

Apresentação IndustWeb Sistema para ConfecçãoPowered by Rock Convert
Nenhum comentário.

Deixe seu Comentário





Não perca mais nenhum conteúdo!

Cadastre-se em nosso blog e comece a receber conteúdos fresquinhos sobre indústria de confecção em seu e-mail