Descubra como fazer uma gestão financeira estratégica eficiente

Descubra como fazer uma gestão financeira estratégica eficiente

eBook Como bater as metas: uma dica para produzir mais e melhorPowered by Rock Convert

Em um cenário em que muitos negócios não sustentam a concorrência e as dificuldades do mercado, uma gestão financeira estratégica eficiente é essencial para uma confecção se manter. Saber administrar as finanças favorece o desenvolvimento de lucros e o crescimento da empresa.

Quando bem dominada, essa estratégia é um ótimo alicerce para driblar a crise e evitar problemas financeiros durante as dificuldades. Mas como ela funciona e como executá-la com qualidade?

O que é gestão financeira estratégica?

Estamos falando de uma atividade que engloba todo o planejamento de gerenciamento e manuseio dos recursos financeiros da empresa. Uma gestão financeira bem executada controla todo o fluxo de capital, garantindo que a empresa se sustente sem desperdícios de dinheiro.

O planejamento inclui uma avaliação minuciosa para cumprimento das metas, visando a maior rentabilidade possível do negócio. Quando necessário, vale a pena restabelecer as prioridades financeiras para reorganizar a empresa. Em cenários de crise, uma confecção pode buscar novas tecnologias de produção para economizar com mão de obra.

Como aplicar o conceito na prática?

Confira, a seguir, os passos fundamentais que você deve seguir para desenvolver uma gestão financeira estratégica.

Planeje corretamente

A gestão financeira deve ser planejada a partir da definição de objetivos. Na hora de desenvolver o planejamento da confecção, faça perguntas que ajudem a alcançar as metas.

Quais são os custos indispensáveis para o negócio? Que ações podem ser descartadas ou postergadas? Qual é o montante disponível para usufruto? A mão de obra e os custos com matéria-prima estão de acordo com o momento da confecção?

Convergir as respostas a um ponto central é uma forma de gerenciar o caixa para tomar as decisões financeiras e aumentar a receita da empresa. Pense em itens como despesas, receitas, pagáveis e recebíveis, fluxo de caixa e lucro de negócios.

Conheça as leis

No meio de tanta burocracia, identificar os processos e fugir dos erros é essencial. E isso também vale para os termos legais: fique atento às leis para que nenhum descaso com as regras do mercado resulte em prejuízos.

Conhecer as leis também auxilia a identificação de oportunidades para reduzir custos com impostos e taxas. Assim, fica mais fácil executar ações para potencializar os lucros da empresa!

Estude o mercado

Para uma gestão financeira estratégica eficiente, conheça e acompanhe o mercado. Há momentos que exigem mais atenção na hora de utilizar o capital. Os índices de inflação também são importantes para uma confecção, bem como a gestão de estoque.

Além disso, atente-se às ações da concorrência e o surgimento de novos negócios do setor. Procure sempre balancear o planejamento financeiro com as estratégias para se destacar. A análise de mercado deve ponderar pontos fortes, fraquezas, oportunidades e ameaças para a sua empresa garantir um espaço e se firmar na concorrência.

Renove conhecimento

No mundo dos negócios, ter experiência é importante. No entanto, ela representa muito pouco em comparação a um conhecimento atualizado para gerir o negócio. Acompanhar as notícias do mercado e a economia nacional e internacional sempre traz bons insights para auxiliar na gestão de uma confecção têxtil.

Os eventos e feiras do setor também ajudam a expandir conhecimento. Fique atento às novidades em tecnologia que possam ajudar a render capital e economizar. Saiba diferenciar custos e investimentos!

Invista na tecnologia adequada

Confecções com aspectos modernos podem encontrar mais espaço na concorrência. Uma tecnologia de ponta sempre ajuda a gerenciar os negócios com qualidade e eficiência, sendo importante não só na produção como também no controle do capital.

Troque as planilhas de Excel por sistemas online com armazenamento em nuvem. Eles são mais seguros para gerar e acompanhar relatórios, já que as informações dificilmente se perdem. Além disso, permitem acessar os dados de qualquer lugar sempre que necessário.

Que tal investir em um sistema ERP? Essa tecnologia impacta positivamente todo o negócio de confecções, desde a produção até a gestão financeira. O software é um sistema integrado que permite uma organização eficiente dos dados da empresa, permitindo a criação de relatórios e controle dos fluxos de caixa.

Uma gestão financeira estratégica na confecção têxtil deve estar preparada para todos os imprevistos no sistema de produção. Continue conosco e veja também algumas dicas de como evitar excessos e falta de matéria-prima!

Apresentação IndustWeb Sistema para ConfecçãoPowered by Rock Convert
Nenhum comentário.

Deixe seu Comentário

Não perca mais nenhum conteúdo!

Cadastre-se em nosso blog e comece a receber conteúdos fresquinhos sobre indústria de confecção em seu e-mail