Como escolher um ERP para sua indústria? Saiba aqui!

Como escolher um ERP para sua indústria? Saiba aqui!

eBook 7 benefícios que apenas os clientes IndustWeb possuemPowered by Rock Convert
Um sistema ERP (Enterprise Resource Planning ou Planejamento de Recursos Empresariais) traz vários impactos para uma indústria. Enquanto ajuda a organizar os processos e a desenvolver um trabalho integrado entre todos os setores, ele é de extrema relevância para a empresa alcançar o sucesso e aumentar a receita. Porém, você precisa saber como escolher um ERP adequado para o seu negócio.

A aplicação do sistema na indústria traz modernização com a vantagem da automatização de processos. O investimento nessa tecnologia faz com que a execução de ações nas equipes ganhe mais eficiência e agilidade, uma vez que as informações se tornam mais acessíveis. Dessa forma, melhora-se também a gestão da empresa e, consequentemente, o posicionamento diante da concorrência.

Além disso, saiba que escolher um ERP errado atrapalha todos os processos empresariais. Os sistemas que não apresentam a versão de teste são arriscados porque você ainda não sabe se os seus colaboradores vão se adaptar, por exemplo. Isso prejudica a operação, aumenta o prazo de entrega para o cliente final e mina a produtividade da equipe.

Por causa disso e pensando nas suas necessidades preparamos este artigo para responder as suas dúvidas quanto às funcionalidades e vantagens do sistema. Confira também os prejuízos para quem não investe em sistema e os critérios a serem avaliados e pesquisados sobre o ERP. Venha conosco!

Quais são os prejuízos por não investir em um ERP?

Quando você deixa de investir em um ERP a sua indústria de confecção perde vantagem competitiva. Pior ainda é quando a produtividade fica comprometida já que os processos que poderiam ser automatizados são realizados todos os dias. Sem dizer que fica quase impossível identificar os gargalos operacionais, para minimizar o tempo médio de produção ou de entrega do produto finalizado.

Em meio a tantas dificuldades, isso é só a ponta do iceberg dos prejuízos que ocorrem com quem ainda não tem um software inteligente. O problema piora quando as vendas ficam comprometidas pela falta da gestão de estoque, ou quem sabe a falha no controle dos processos de produção.

Diante de tantos prejuízos assim você não quer continuar como está, certo? Calma, pois antes de comprar qualquer ferramenta do mercado, nós preparamos algumas dicas a fim de que você entenda todos os fatores que devem ser considerados ao investir em um ERP.

Como escolher um ERP?

Saiba que a qualidade, a flexibilidade e a estratégia da empresa são alguns dos parâmetros a serem avaliados em um software. Então, veja a seguir mais detalhes sobre todos os critérios que devem ser considerados na hora de escolher um ERP para a sua indústria!

Qualidade

A qualidade do sistema deve ser um dos pontos mais importantes na tomada de decisão. Você precisa verificar as funcionalidades do ERP, a facilidade de implantação, a facilidade operacional e o aproveitamento do hardware, por exemplo.

Intrinsecamente ligados à qualidade do sistema estão também a reputação e o histórico do fornecedor, pois o know-how faz muita diferença. A tradição do fornecedor ajuda a avaliar algumas questões, como o potencial de crescimento e perspectivas de melhorias e atualizações do serviço.

Demandas e estratégias da empresa

Outro aspecto que deve ser avaliado para definir como escolher um ERP é o tipo de demanda a suprir na empresa. Para isso, você deve traçar um plano bem estruturado das necessidades de automação e implantação do sistema, realizando uma análise estrutural.

Todo negócio tem as suas especificidades, o que determina a influência do ERP na gestão financeira. O software deve se ajustar ao modelo comercial da indústria, respeitando as suas peculiaridades. Faça uma avaliação das atividades que se beneficiarão com a automação e entenda os impactos do sistema na gestão para determinar as funcionalidades que ele deve ter.

Flexibilidade

Um ERP eficiente precisa proporcionar flexibilidade para atender as diferentes demandas da sua empresa. Por mais que as suas necessidades no momento já estejam planejadas, é sempre possível que elas se alterem no futuro. Por isso, o sistema ideal deve permitir a inserção de novos usuários, representantes e CNPJs.

Contudo, a flexibilidade também se relaciona ao aspecto responsivo. O acesso em plataformas mobile é bastante útil para acompanhar e gerenciar as atividades das equipes de qualquer lugar, permitindo mais eficiência, inclusive, durante viagens de negócios.

Funcionalidades personalizadas

Cada empresa tem a sua particularidade e você precisa considerar isso ao verificar as utilidades do sistema. Alguns softwares apresentam um único modelo e serão úteis para a gestão.

Por outro lado, opte por sistemas inteligentes que crescem com a sua empresa. Verifique a possibilidade de serem adicionadas novas funcionalidades e relatórios (mediante contratação prévia) à medida que a indústria de confecção tome novas proporções.

Facilidades de implantação

Verifique o tempo necessário para que o sistema seja implantado em sua indústria. Nesse sentido, é importante saber como vão funcionar os cadastros de produtos e matérias-primas.

Logo, escolha parceiros que ofereçam suporte e treinamento necessários a fim de que você consiga realizar os cadastros com tranquilidade. Além disso, procure entender se será necessário conciliar o software com outro tipo de ERP — lembrando que os dados importados já devem existir previamente em documentos, caso o gestor os tenha.

Fornecedor confiável

Considere investir em um software de confiança e que realmente entenda as dificuldades do dia a dia da indústria. Opte por empresas que tenham reputação no mercado não somente em qualidade, mas principalmente em suporte técnico, porque emergências acontecem e você deve estar ciente disso — como veremos no próximo tópico.

Suporte técnico

A tecnologia é importante para tornar os processos mais ágeis, mas pode ser uma dor de cabeça se apresentar problemas. Avaliar a qualidade da empresa e do sistema ajuda muito nessa questão, mas você deve atentar também para os cuidados do suporte técnico.

Verifique se o ERP que você está contratando proporciona atendimento para eventuais problemas. O fornecedor deve disponibilizar suporte técnico nos horários mais importantes, além de proporcionar variedade e facilidade de contato por meio de assistência telefônica, chat online e atendimentos presenciais.

Segurança das informações

Preze pela segurança das suas informações. Existem sistemas que são armazenados em nuvem e somente pessoas autorizadas têm acesso às informações confidenciais. Considere a possibilidade de integrar o sistema com um backup na nuvem protegendo os seus dados de um ataque inesperado.

Preço

Sabemos que o preço influencia muito na sua tomada de decisão, então, procure avaliar não só as ofertas atraentes, mas o custo-benefício. Um preço baixo nem sempre é sinônimo de economia, já que pode comprometer em vários aspectos citados anteriormente.

Devido a todos os aspectos abordados até aqui, nós nos preocupamos com a qualidade de nossos serviços e a seriedade com os nossos clientes. A Webpic conta com um time especialistas em softwares para indústrias de confecção há 27 anos. Temos ERP, serviços de hospedagem e backups para o auxiliar na gestão da sua empresa. Acompanhamos, seguimos as tendências de mercado e atualizamos os nossos sistemas continuamente!

Entendeu como escolher um ERP ideal para a sua indústria? Em geral, pense em todas as variáveis, pesquise e compare a qualidade e a eficiência dos softwares do mercado. Invista em um fornecedor preocupado com suas necessidades, que entenda as particularidades do seu negócio e que ofereça o suporte necessário para a sua indústria de confecção expandir ainda mais.

Saiba mais sobre a nossa solução para a sua indústria de confecção e desfrute de inúmeras funcionalidades em seu sistema de gestão. Fale com um dos nossos consultores, faça uma avaliação grátis e aumente a eficiência dos seus processos!

Apresentação IndustWeb Sistema para ConfecçãoPowered by Rock Convert
Nenhum comentário.

Deixe seu Comentário

Não perca mais nenhum conteúdo!

Cadastre-se em nosso blog e comece a receber conteúdos fresquinhos sobre indústria de confecção em seu e-mail