Como calcular a capacidade produtiva influencia na sua confecção?

Como calcular a capacidade produtiva influencia na sua confecção?

eBook Como bater as metas: uma dica para produzir mais e melhorPowered by Rock Convert

Você sabe qual é a capacidade produtiva da sua indústria de confecção? Saiba que a produtividade está mais relacionada à estimativa da produção e a demanda do que ao excesso de coleções.

Muitos gestores têm dificuldade para aumentar a produtividade porque não entendem sobre os aspectos que ela está relacionada. Quando a capacidade produtiva é menor que a demanda, a sua indústria de confecção perde oportunidade de vender mais com as coleções.

Já se você produzir acima do que a demanda solicita, a sua empresa sofre com os custos operacionais: excesso de estoque e a força de mão de obra desperdiçada.

Pensando nisso, preparamos este artigo para você entender mais sobre capacidade de produção instalada e as suas variações. Venha conosco!

Veja os passos para calcular a capacidade produtiva

A seguir, explicaremos um pouco mais sobre os cálculos de capacidade e como aplicar na sua indústria de confecção. Confira!

Conheça a capacidade instalada

A capacidade instalada é o máximo que todos os maquinários conseguem produzir sem parar, 24h interruptas, incluindo as perdas produtivas durante um mês. O resultado é baseado em quantas peças a sua equipe/maquinários produz por hora multiplicada pelo período de 24h, da seguinte forma: peças/h x 24h x 30 dias. O resultado desse cálculo é a sua capacidade instalada.

Entenda a capacidade efetiva

A capacidade efetiva é o máximo que a indústria consegue produzir — considerando a mão de obra e maquinários disponíveis — e as perdas por ausências de matérias-primas e de funcionários em um dia. Nesse caso, você precisa calcular a carga horária dos seus colaboradores (8h por dia, por exemplo).

Assim, você subtrai o tempo das pausas que ocorrem durante a jornada de trabalho do valor da capacidade instalada. Para esse cálculo, use a seguinte fórmula: capacidade instalada – pausas.

Descubra a capacidade realizada

A capacidade realizada é o resultado de um período anterior menos todas as interferências técnicas (inesperadas) que comprometeram a produção. Em um cenário hipotético, vamos supor que faltou energia por 2h seguidas em um dia de produção e você deseja saber quanto a sua equipe precisa produzir mediante isso. Então, você utiliza o resultado da capacidade efetiva, diminuindo as perdas planejadas. Calcule do seguinte modo: capacidade efetiva – percas diárias.

Defina a capacidade para cada produto

Aqui, você calcula a capacidade individual das suas peças, considerando quanto tempo os seus colaboradores gastam para produzir uma peça desde a ordem de produção, passando pela mesa de corte, costura e embalagem final. Para isso, você utiliza o resultado da capacidade instalada e divide pela quantidade de tempo que a sua equipe utiliza para produzir uma peça.

Medindo a capacidade produtiva da indústria, você estará por dentro dos níveis de produtividade da sua equipe. Dessa forma, você estará apto a realizar melhores projeções de vendas e faturamento da sua empresa.

Entendeu a respeito da capacidade produtiva? Teve algum termo que você ficou em dúvida e deseja entender mais sobre o assunto? Deixe a sua dúvida nos comentários e conte conosco para auxiliá-lo nesse processo!

Apresentação IndustWeb Sistema para ConfecçãoPowered by Rock Convert
Nenhum comentário.

Deixe seu Comentário

Não perca mais nenhum conteúdo!

Cadastre-se em nosso blog e comece a receber conteúdos fresquinhos sobre indústria de confecção em seu e-mail