fbpx
Afinal, como a indústria 4.0 vai impactar o mundo como um todo?

Afinal, como a indústria 4.0 vai impactar o mundo como um todo?

Powered by Rock Convert

Nunca é demais pensar na evolução da indústria e a prova disso é o contexto atual que recebe o nome de Indústria 4.0 ou Quarta Revolução Industrial. Trata-se de um processo de automação e inclusão de tecnologia da informação nas fábricas e estações de manufatura, acelerando a realização das tarefas.

Na prática, as máquinas ficam responsáveis por cada vez mais trabalhos, que antes eram realizados por humanos. Estes, por sua vez, são realocados para novas atividades para melhorar o sistema de produção e aumentar os resultados.

Entre os vários benefícios da tecnologia para o mercado, a nova era proporciona o aumento da produtividade e da lucratividade, a realização de tarefas mais complexas e a menor incidência de erros e falhas, com as máquinas trabalhando em um ciclo linear.

Essas e outras vantagens alteram a forma como o terceiro setor atua, mas também impactam o mundo todo. Confira a seguir como a Indústria 4.0 irá influenciar a sociedade, desde a produção até o mercado de trabalho!

Personalização de serviços e produtos

Os consumidores estão cada vez mais exigentes e hoje uma empresa não precisa gastar tempo demais na personalização de produtos. As fábricas automatizadas têm mais autonomia para atender esse tipo de demanda com agilidade, alcançando a satisfação e fidelização dos clientes.

Isso acontece graças à customização em massa, que permite criar produtos personalizados na linha de montagem sem prejudicar o andamento do processo. Com a tecnologia adequada ao negócio, a fábrica ganha competitividade no mercado e facilita a comunicação com o consumidor, acelerando os processos.

Um sistema ERP, por exemplo, permite que o cliente envie a solicitação do pedido já com todas as especificações, que são recolhidas e enviadas à linha de produção. As etapas ainda podem ser acompanhadas, revelando o andamento da produção.

Criação de novos modelos de negócios

A Quarta Revolução Industrial favorece muito o mercado ao estimular a criação de novos modelos de negócios. Nos últimos anos, vimos o surgimento de várias atividades empresariais, principalmente no mercado de serviços.

Empreendedores passaram a investir no desenvolvimento de soluções digitais, como aplicativos, softwares e dispositivos que permitem automatizar processos. A comunicação a partir da inteligência artificial possibilitou o surgimento de startups e ramificações de empresas já consolidadas.

Algumas ferramentas que tornam possível a modificação da indústria são bots, beacons, RFIDs, o sistema ERP, entre outras.

Descentralização do trabalho

O deslocamento do trabalhador das funções originais para novas tarefas é outra consequência da Indústria 4.0. Se antes as atividades eram manuais, agora elas exigem mais gerenciamento do que execução de fato, levando à descentralização do trabalho.

As tomadas de decisão passaram a ser feitas em conjunto com as máquinas, que transmitem informações sobre o ciclo de produção por dispositivos inteligentes conectados à cadeia de produção.

Os equipamentos ganharam ainda a capacidade de se autoajustar de acordo com as necessidades, mas ainda precisam de alguém para gerenciá-los e acompanhá-los. O trabalhador precisa ser multifuncional, com habilidades diversificadas para atuar nesse cenário.

Para o empreendedor, estar atento às novidades para atualizar o sistema de produção pode significar a diferença entre sucesso e fracasso na competitividade. A Indústria 4.0 traz as ferramentas adequadas para garantir uma boa gestão de negócios, que atenda diretamente as novas exigências do mercado e, principalmente, do consumidor.

Uma boa administração deve estar atenta a vários itens, como o controle de fornecedores. Que tal descobrir como gerenciar os seus fornecedores com mais eficiência?

Apresentação IndustWeb Sistema para ConfecçãoPowered by Rock Convert
Nenhum comentário.

Deixe seu Comentário





Não perca mais nenhum conteúdo!

Cadastre-se em nosso blog e comece a receber conteúdos fresquinhos sobre indústria de confecção em seu e-mail