8 benefícios do software de gestão integrada para indústria de confecção

8 benefícios do software de gestão integrada para indústria de confecção

eBook 7 benefícios que apenas os clientes IndustWeb possuemPowered by Rock Convert
O uso do software de gestão integrada na indústria de confecção impacta a tomada de decisões, assim como a gestão empresarial como um todo. Esse tipo de solução é conhecido também como ERP (Enterprise Resource Planning), uma espécie de planejador de recursos materiais de uma empresa.

De maneira resumida, podemos dizer que ele é o responsável por gerenciar todas as informações de entrada e saída, tanto de recursos financeiros como de matérias-primas, controle de vendas, produção de roupas e emissão de notas fiscais.

Com a ajuda de um software como esse, você consegue acompanhar o índice de produtividade das equipes e o lucro da sua indústria ao longo de determinado período, só para citar algumas funcionalidades mais simples e comuns.

Ou seja, a plataforma integra informações e centraliza dados para tornar mais eficientes não apenas a cadeia produtiva, mas também outras áreas da produção. Conheça as 8 vantagens competitivas que essa ferramenta pode proporcionar à sua empresa!

1. Diminuição do desperdício

Ao aderir ao sistema de gestão integrada, você dá um importante passo para diminuir o uso excessivo de matérias-primas e outros insumos, realizando um melhor controle de estoque a partir de fichas técnicas automatizadas.

Procedimentos como esse ajudam a estabelecer um padrão de produção que gasta a quantidade necessária de material, sem exageros e com base em padrões. Assim, as modelagens, variantes de tamanho, cores e modelos tornam-se melhor definidos.

No momento em que o tecido for para a mesa de corte, por exemplo, a equipe já estará a par das informações e medidas exatas, o que diminui os erros na produção. Trabalhando dessa forma, a pressão sobre os colaboradores diminui, e seu trabalho fica mais fácil.

Processos que antes eram quantificados manualmente tornam-se automatizados em todas as suas etapas. Os desenhos dos moldes, por exemplo, ficam salvos para consultas futuras, o que facilita ajustes e melhorias.

2. Controle da mão de obra externa

O software é hospedado remotamente. Isso significa que todos os seus dados ficam salvos em nuvem, o que permite inspecionar detalhes fabris e a produtividade da mão de obra externa. O próprio gestor pode fazer isso de maneira remota, o que garante maior comodidade ao longo de viagens, por exemplo.

Cada acesso é controlado por usuários administradores, e é possível delimitar as funções a que cada um tem direito. Como a plataforma é otimizada para uma excelente experiência de uso, não é necessário gastar muito tempo treinando o time. Bastam uma rápida apresentação das funcionalidades básicas e o estímulo ao uso. As outras funções são descobertas naturalmente, já que ficam muito bem localizadas nos menus do software.

3. Aumento da produtividade

Outro ponto a destacar é que, com um software de gestão integrada, fica mais fácil identificar as falhas operacionais e os gargalos do controle da sua produção. Essas descobertas vêm acompanhadas dos números necessários para convencer os colaboradores da sua parcela de responsabilidade nos problemas.

Vamos supor que seja do seu interesse identificar os motivos que levam a produção a ficar estagnada nas fases fabris iniciais. Com um sistema inteligente, é possível apontar falhas operacionais ou estruturais, que acontecem desde o início. Assim, é possível constatar que o desvio de produtividade acontece, por exemplo, nos períodos de menos manutenção dos maquinários.

4. Agilidade nos processos

Você pode tornar os processos mais rápidos, ao mesmo tempo que diminui seus custos. A qualquer momento, pode ter acesso a relatórios inteligentes que possibilitem uma análise mais criteriosa e detalhada do cenário estratégico da indústria.

Outra vantagem é a rapidez com que as informações são processadas: um pedido de venda gera uma ordem de produção, a emissão de notas fiscais automatiza a entrada da previsão de recebimento no financeiro e você sabe exatamente quanto terá disponível em caixa.

5. Segurança e confiança nas informações

Com todas as áreas inserindo as informações corretamente no software, o setor de compras lança as faturas que irão para o financeiro e, quando o almoxarifado dá entrada, é gerado um estoque de matérias-primas.

Com a armazenagem em nuvem dos dados desses fluxos, eles ficam seguros e podem ser acessados a qualquer momento, facilitando relatórios. Os números não se perdem, por exemplo, se houver pane no seu computador.

6. Velocidade no processo de decisão

Se já viveu o drama de precisar tomar uma decisão rapidamente e não ter acesso fácil a todos os números que poderiam ajudar você, vai reconhecer uma das maiores vantagens de um software de gestão integrada.

Os relatórios são produzidos em tempo real. Você pode monitorar os processos, desenvolver e testar melhorias. Depois, basta acompanhar diária ou semanalmente os desdobramentos dessas intervenções, avaliando se geram resultados. É o fim do achismo e dos testes às cegas na sua produção.

7. Redução dos erros humanos

Uma série de tarefas, antes atribuídas às pessoas, podem ser desempenhadas por uma plataforma. Isso reduz os erros humanos e poupa a energia dos seus colaboradores para agirem estratégica e criativamente. A diminuição das tarefas repetitivas ainda melhora o clima no ambiente fabril, outorgando maior qualidade de vida aos funcionários.

Tudo isso porque estão trabalhando menos mecanicamente, o que os leva a se sentirem mais integrados ao processo estratégico da empresa, aumentando, inclusive, o espírito de grupo.

8. Aumento da qualidade dos dados

Se você armazena os números relativos à sua produção espaçadamente, em planilhas e softwares diferentes, pode ser que sofra para organizá-los. Acredite: isso afeta o seu processo de tomada de decisão e gera inseguranças na gestão como um todo.

Um ERP tem como grande vantagem reunir esses dados em um só lugar, de modo que as análises sejam feitas em questão de segundos. Além disso, a experiência do usuário é muito facilitada, já que as melhores plataformas organizam os números em formato dashboard.

Suas reuniões vão se tornar menos desgastantes e as decisões mais acertadas, porque vão ser fruto de testes e análises. Além disso, os erros ocasionados por dados desatualizados vão passar a ser inexistentes.

Já deve ter dado para perceber como um software de gestão integrada para indústria traz diversos benefícios para você. Esses efeitos envolvem desde a entrada de matérias-primas até os relatórios de lucratividade do negócio, tornando tudo mais rápido e profissional.

Com uma solução como essa, você economiza insumos, melhora processos e promove a produtividade dos colaboradores, ao passo que poupa a energia e melhora a qualidade de vida do time. Por isso, vale a pena investir em um software de integrada!

Quer ver na prática essas vantagens na sua empresa? Novas dúvidas surgiram e quer saber mais sobre o assunto? Então, entre em contato conosco e conheça as nossas soluções! Nosso time de especialistas está pronto para atender você.

Apresentação IndustWeb Sistema para ConfecçãoPowered by Rock Convert
Nenhum comentário.

Deixe seu Comentário

Não perca mais nenhum conteúdo!

Cadastre-se em nosso blog e comece a receber conteúdos fresquinhos sobre indústria de confecção em seu e-mail