Backup na Nuvem: saiba por que sua empresa precisa aderir!

Backup na Nuvem: saiba por que sua empresa precisa aderir!

eBook 7 benefícios que apenas os clientes IndustWeb possuemPowered by Rock Convert

O backup na nuvem é um processo realizado para guardar as informações em um local seguro e confiável. O processo é muito relevante para garantir a segurança de todas informações de uma empresa. Antes, o backup era realizado em dispositivos móveis (pen drive, HD externo, etc). Hoje, com tanta informação, isso não é tão vantajoso assim.

Embora seja útil no dia a dia, muitos gestores desconhecem a importância do processo de cópia de dados e os benefícios dessa facilidade. Por causa disso, criamos este post para você ficar por dentro de tudo.

Por que é importante realizar backup na nuvem?

A memória de um computador tem um limite para armazenamento de dados ― aplicativos, sistemas instalados ― sendo necessário salvá-los em outro local. Em uma empresa, a alta gerência deve ter zelo redobrado com os dados visto que incluem informações sobre finanças, relatórios, cadastros, notas fiscais, estoque, produção.

Afinal, existem hackers ― pessoas mal intencionadas ― que descobrem a senha e roubam informações. Além disso, eles ainda violam as regras de boa conduta e criptografam os dados. Sem falar dos fatores externos que deixam as informações ainda mais vulneráveis, como:

  • problema com a placa-mãe;
  • travamento com a CPU;
  • falha na rede;
  • curto circuito;
  • roubo;
  • incêndio;
  • chuvas e desastres naturais.

Diante desse cenário, torna-se viável que a empresa faça backup na nuvem. A segurança é maior, pois evita o desvio ou a ruptura de informações.

Como é realizado o backup na nuvem?

Antes, a cópia das informações era armazenada em dispositivos como HD externo, pen drive, disco rígido, servidores. Com o backup na nuvem, você descarrega uma parte ou todas as informações contidas em um computador e as armazena em um sistema registrado na nuvem, isto é, na internet. Por exemplo, quando você faz upload de suas fotos e cria um álbum no Facebook.

Quais são os principais benefícios da cópia dos dados?

Entre os objetivos que o gestor alcança ao usar essa estratégia há a tranquilidade com a operação, a flexibilidade de acesso, a segurança de dados sigilosos, a possibilidade de acompanhar os processos e a economia com a otimização dos recursos. Veja a seguir.

Tranquilidade

O backup na nuvem é um processo automatizado. Ou seja, não depende de o gestor designar um colaborador em determinado horário porque o backup fica previamente configurado.

Essa configuração pode ser diária, mensal, quinzenal e em qualquer horário. Além disso, uma vez configurado o backup, o gestor fica despreocupado para cuidar de outras áreas da indústria têxtil.

Flexibilidade

Você consegue acessar esses dados de qualquer computador ou tablet, em qualquer lugar, o que é uma comodidade e tanto. Lembrando que somente quem tem uma senha criptografada tem autorização para tal acesso.

Segurança

Por não depender de dispositivos externos, o backup na nuvem evita os riscos de falha e de espaço insuficiente além de minimizar o risco de invasões de hackers, uma vez que os dados armazenados na nuvem ficam criptografados garantindo total segurança para a empresa.

Controle dos dados

Além disso, o gestor ainda pode acompanhar, por meio de relatórios no painel ou no e-mail, a quantidade de cópias que foram realizadas em um determinado período.

Economia

Armazenar os dados na nuvem também evita que a empresa tenha despesas com aquisição de equipamentos como servidores para aumentar a memória do computador e ainda otimiza os recursos aumentando a receita.

Assim, vemos que realizar backup na nuvem é um processo simples e obrigatório para a segurança da indústria têxtil. Ele pode ser configurado e automatizado garantindo flexibilidade e controle da operação, além de economizar os recursos.

E aí, entendeu o backup na nuvem? Caso tenha alguma dúvida quanto à importância ou aos benefícios do processo, comente logo abaixo que teremos o maior prazer de orientá-lo a esse respeito.

Apresentação IndustWeb Sistema para ConfecçãoPowered by Rock Convert
Nenhum comentário.

Deixe seu Comentário

Não perca mais nenhum conteúdo!

Cadastre-se em nosso blog e comece a receber conteúdos fresquinhos sobre indústria de confecção em seu e-mail