fbpx
Deseja aumentar a produtividade na indústria de confecção? Nós ajudamos!

Deseja aumentar a produtividade na indústria de confecção? Nós ajudamos!

eBook Prejuízo com ordens de produção veja o porquêPowered by Rock Convert

Em um cenário de constantes mudanças, o gestor deve identificar e ter atenção redobrada com as dificuldades que existem para aumentar a produtividade na indústria de confecção que possui. E quanto mais cedo ele se posicionar diante disso, melhores serão os resultados alcançados.

As exigências do novo consumidor que cada vez mais deseja coleções exclusivas, a falha na comunicação interna, a produção, o consumo e o descarte acelerado (fast fashion) minam e, muitas vezes, desestruturam os processos em uma indústria. Ficou interessado? Acompanhe a leitura e veja como vencer esses desafios!

Veja como aumentar a produtividade na indústria de confecção

Acelerar o desempenho em um negócio requer planejamento, conscientização e a realização de boas práticas e ferramentas eficientes. Confira!

Planeje a cadeia de produção

O planejamento antecede qualquer prática dentro de um processo de produção. Assim, o gestor deve verificar os recursos necessários: orçamento financeiro, mão de obra, matérias-primas, máquinas. Desta maneira, poderá estruturar um planejamento e controle da produção que envolva todas as áreas da empresa.

Use as tecnologias disponíveis

Falar em produtividade sem mencionar a tecnologia se torna algo impossível nos dias de hoje, sobretudo nas transformações que o setor têxtil exige. Há máquinas inteligentes que aceleram a produção e otimizam os processos de modelagem, corte e costura.

Além disso, automatizar e monitorar a cadeia de produção são práticas que vão impactar e identificar os pontos que deixam os processos onerosos. Dessa forma, possibilita que o gestor corrija os gargalos e evita os prejuízos produtivos, com ordem de produção, por exemplo.

Padronize os processos

Estruture os processos de seu negócio no qual você descreva quais são as tarefas que cada função deve desempenhar com eficiência. Assim, em casos de necessidade, qualquer colaborador estará apto a executar as mesmas funções.

A ficha técnica, por exemplo, é um ótimo meio para otimizar essa tarefa. Esse documento tem como objetivo detalhar as informações sobre cada etapa da produção. Além disso, ela otimiza a produção e o uso das matérias-primas, pois uma de suas funções é detalhar a quantidade necessária para o consumo na produção.

Invista em comunicação eficiente

A falha na comunicação entre os setores deixa os processos onerosos e custosos. Para evitar isso, é importante que o gestor realize reuniões periódicas com o foco no desenvolvimento pessoal de cada colaborador.

O gestor deve motivar a equipe com recompensas, benefícios e oferecer um clima organizacional favorável para a produção. Além disso, ele pode estabelecer metas alcançáveis e que estimulam o rendimento da equipe.

Além do mais, é importante que o gestor crie canais de comunicação com os seus colaboradores, que por sua vez sejam organizados e centralizados a fim de evitar falhas na comunicação. Há diversos meios para propagar os comunicados: jornais internos, portais internos (sites ou redes de dados), aplicativos, sistemas, entre outros.

Com essas práticas, temos certeza que a sua indústria de confecção estará sempre à frente da concorrência. Afinal, elas envolvem um planejamento bem feito, foco nos processos e na satisfação de toda as equipes.

O que você achou do post sobre aumentar a produtividade na indústria de confecção? Conhece outras medidas que não mencionamos? Compartilhe suas ideias conosco!

Apresentação IndustWeb Sistema para ConfecçãoPowered by Rock Convert
Nenhum comentário.

Deixe seu Comentário





Não perca mais nenhum conteúdo!

Cadastre-se em nosso blog e comece a receber conteúdos fresquinhos sobre indústria de confecção em seu e-mail