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5 dicas ideais para acabar com o estoque parado na indústria de confecção

5 dicas ideais para acabar com o estoque parado na confecção

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Estoque parado é sinônimo de perda de dinheiro. É simples assim. O problema prejudica a empresa de várias formas, com todos os pontos afunilando para um mesmo cenário de saúde financeira delicada.

As consequências vão do endividamento à baixa liquidez e mesmo a perda dos produtos, que podem ter influência de sazonalidade, pertinência e validade. Esses fatores impedem que a empresa cresça e o grau de perigo pode, em casos mais graves, até levá-la a falir.

Se o estoque parado é um problema comum na sua empresa, você precisa aprender a controlá-lo e diminuí-lo. Para isso, separamos algumas dicas que vão ajudar nessa missão. Confira a seguir!

1. Facilite a forma de pagamento

O fluxo de caixa é um dos elementos mais importantes de uma empresa. No entanto, para que ele funcione, é importante facilitar o pagamento dos clientes, do recebimento ao parcelamento.

Se você aceita poucos formatos de pagamento, considere expandi-los para mais alternativas. Existem várias formas de receber o valor dos produtos, sendo o dinheiro e o cartão as formas mais comuns — mas longe de serem as únicas.

Considere também aceitar parcelamentos ou expandir a quantidade de parcelas. Principalmente se os seus produtos tiverem valor de mercado alto, é essencial facilitar ao máximo a vida do cliente!

2. Faça um relatório de controle de estoque

É muito importante ter um controle do seu estoque para evitar o estoque parado. Saber quantas peças, tecidos e matérias-primas estão disponíveis é fundamental para programar as vendas e campanhas de atração.

Se você não tem esse hábito, comece organizando o estoque e quantificando todos os elementos que precisam circular, além de saber as peças novas que chegam. Controlar o que entra e sai é fundamental para manter a saúde financeira da empresa estável. Além disso, ter um sistema que possa gerir esse fluxo é uma ótima dica adicional!

3. Crie promoções

Nada mais atrativo para o consumidor do que preços especiais e descontos de liquidação! Essa é uma estratégia bastante eficaz para gerar a rotatividade de peças paradas. Especialmente no caso de produtos sazonais, como roupas que seguem tendências de moda, as promoções são uma maneira de renovar o estoque e evitar prejuízos com tributação.

Mas cuidado: evite descontos muito altos para que os lucros se mantenham! Uma dica é promover preços em compras progressivas, de acordo com a quantidade de peças adquiridas.

Existe, ainda, uma diferença entre promoção e liquidação. Enquanto a primeira é mais interessante para divulgar coleções e produtos novos, a liquidação é, de fato, um atrativo para o giro de mercadorias de estoque parado.

4. Invista na divulgação

Apenas realizar a liquidação não adianta se você não fazê-la chegar ao seu público. Para isso, é importante fazer uma divulgação adequada, que vai de uma vitrine atrativa a anúncios nas mídias digitais.

No mostruário, preze pelas peças mais instigantes e combine looks que despertem o desejo do consumidor, apostando naquilo que precisa de giro rápido. Lembre-se que o visual é a base para um bom marketing!

As redes sociais também são um ótimo elemento para alcançar o seu consumidor, principalmente se você possui um e-commerce. Em tempos de engajamento digital, é na internet que a exposição está mais potencializada. Um site apropriado e outras estratégias de marketing digital são sempre importantes na divulgação de ofertas e descontos.

5. Adote um ERP especializado

Uma última dica: um sistema ERP especializado pode potencializar todas as opções anteriores. Uma plataforma especializada permite realizar controle de valores, peças, mostruário, estoque e muito mais.

Além de manter todas as informações em um único lugar, o ERP ajuda a manter a organização dos dados e permite localizar mais facilmente as informações, centralizando-as. Mantém-se o controle completo de pedidos, compras de materiais, fichas de produtos, distribuição, vendas, faturamento etc. Outra vantagem é que o sistema funciona pela nuvem, proporcionando segurança em relação à perda de informações.

No fim do dia, saber como evitar o estoque parado é essencial para evitar prejuízos. Esse controle tem função vital nos resultados, afetando a saúde da empresa a curto, médio e longo prazos.

Este artigo foi útil para você? Então que tal continuar no assunto e saber mais sobre a importância da gestão de estoque? Até lá!

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