fbpx
Não perca 5 dicas de ouro para a redução de custos na produção

Não perca 5 dicas de ouro para a redução de custos na produção

eBook Prejuízo com ordens de produção veja o porquêPowered by Rock Convert

A redução de custos na produção é um dos objetivos de qualquer empresa para aumentar os lucros e manter o negócio no mercado. Entre as medidas que permitem aumentar o capital, essa está sempre entre as prioridades no planejamento dos processos. Mas o que priorizar na hora de diminuir os gastos?

A ação deve ser feita com estratégia e eficiência, repensando todos os recursos da empresa. Deve-se evitar o descontrole financeiro ao máximo para que os custos não gerem buracos nas finanças e, consequentemente, possam levar o empreendimento à falência.

Se você não sabe onde mexer para alcançar a redução de custos na produção, preparamos um guia com dicas especiais para ajudá-lo. Confira a seguir!

1. Controle de estoque

O controle de estoque é importante para evitar mercadoria parada. Um produto sem giro, além de não retornar o lucro que deveria, é sinônimo de custo de armazenamento. Por isso, você deve tomar cuidado com a entrada e a saída de itens no estoque.

Conhecer os produtos que geram demanda faz a diferença para o negócio fluir. Quando você tem dificuldade de girar itens, é obrigado a reduzir o preço de venda, diminuindo ainda mais os lucros da companhia.

2. Gastos de energia

Esse é um item básico na redução de custos na produção.  A energia elétrica é um custo indireto com variação nos valores, então depende muito das estratégias de economia e do volume de produção. As indústrias costumam utilizar energia em grandes quantidades, o que afeta negativamente os lucros, principalmente se os resultados de vendas não forem positivos.

Para diminuir esse custo, algumas alternativas são: reduzir a quantidade de máquinas ativas, investir em energia sustentável, usar equipamentos com menos consumo de energia e flexibilizar a produção segundo as bandeiras tarifárias.

3. Conscientização da equipe

A energia elétrica também pode ser reduzida com a ajuda de toda a equipe. Conscientizá-la sobre os gastos — não só de eletricidade, mas no geral — e envolver a todos no uso consciente dos recursos é mais uma forma de incentivar o aumento dos lucros.

Os colaboradores estão bastante engajados com as atividades diárias do negócio e sabem exatamente onde estão os principais desperdícios. Eles podem ajudar a identificar estratégias para reduzir custos e gerar um sistema de produção mais eficiente.

Fique atento na hora da contratação de pessoal, identificando candidatos que estejam alinhados aos valores da empresa e possam colaborar para melhorar constantemente o ciclo de produção.

4. Redução de materiais

Em adição ao controle de estoque, entender a demanda de materiais necessários para a linha de produção também influencia na hora de economizar. Os custos com matéria-prima estão entre os principais investimentos da empresa, mas devem ser feitos com inteligência e sensatez.

Para incentivar redução na aquisição de materiais, você precisa investir em fornecedores com produtos de qualidade, além de fazer aquisições em larga escala — estratégia que proporciona bons descontos.  Estude também as necessidades reais dos produtos antes de investir sem necessidade!

5. Uso de software ERP

O software ERP impacta diretamente os valores de uma empresa, pois permite melhor controle financeiro, desde custos com materiais até impostos e gastos com mão de obra. Esse tipo de plataforma traz ferramentas que beneficiam vários setores da produção, gerando insights para estratégias de realocação dos investimentos.

O IndustWeb é um sistema ERP voltado principalmente para a indústria de confecção, facilitando e agilizando o trabalho das equipes. Com ele, é possível controlar as atividades do chão de fábrica e de produções terceirizadas, criar fichas técnicas, realizar cotações de preço, gerar relatórios, controlar o estoque e o faturamento, entre muitas outras tarefas.

Se você atua na área de confecção, não deixe de conferir essa solução tão importante na hora da alcançar a redução de custos na produção! Entre em contato com a nossa equipe comercial e saiba mais sobre o IndustWeb.

Apresentação IndustWeb Sistema para ConfecçãoPowered by Rock Convert
Nenhum comentário.

Deixe seu Comentário





Não perca mais nenhum conteúdo!

Cadastre-se em nosso blog e comece a receber conteúdos fresquinhos sobre indústria de confecção em seu e-mail